Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Cultura

P. Tolentino Mendonça fala do "Silêncio" no ciclo "Próximo Futuro", da Gulbenkian

No âmbito do ciclo “Próximo Futuro”, a Fundação Calouste Gulbenkian apresenta um conjunto de 11 conferências apresentadas por intelectuais, professores, escritores e personalidades fundamentais da cultura de África, América Latina e Europa.

Entre os três convidados portugueses encontra-se o director do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, P. José Tolentino Mendonça, que a 22 de Junho, às 18h30, profere uma alocução sobre “O Silêncio”.

"Depois de 'Wittgenstein' e de 'Padres do Deserto', depois dos '4 minutos e trinta e três segundos', de John Cage, e de 'Séculos de Prática Conventual', depois de Susan Sontag e de Dionísio Areopagita, que sabemos sobre o silêncio?", pergunta o poeta e teólogo.

FotoFotograma de "When we were black" (Khalo Matabane)

As "Lições" - nome dado às palestras - começam a 18 de Junho com a conferência “Da convivência à sobrevivência: olhares desde a arte e a antropologia” (Néstor Canclini, Argentina), prosseguindo no dia 19 com “O Futuro como Vizinho” (Gayatri Chakravorty Spivak, Índia), e a 21 com Alexandra Barahona de Brito (Portugal), que fala sobre “América Latina: Longue Durée e Conjuntura”.

FotoFotograma de "La teta asustada" (Claudia Llosa)

No dia 24 de Junho, a sul-africana Ruth Simbao reflecte sobre “O Afropolitano ‘Local’: Novas geografias na Arte Africana Contemporânea”, seguindo-se José del Pozo (Chile), que a 25 coloca a interrogação “América Latina: Perante uma redefinição da região?”.

O chileno Pablo Brugnoli intervém no dia 26 com “Ciudade Sur”, e a 29 Mamadou Diawara, do Mali, apresenta “Média, Música e normas em África”.

FotogramaFotograma de "Los Viajes del Viento" (Ciro Guerra)

A 30 de Junho, o cabo-verdiano Victor Borges traz à audiência os “Desafios de desenvolvimento: Transformações societais e Próximo Futuro”, e a 1 de Junho Helena Buescu (Portugal) fala sobre “Liteartura-Mundo: Observar em português”.

FotoMontagem de escultura

As conferências terminam no dia 2 de Julho, com a alocução “Possibilidade de Vida: Literatura e poéticas existencias”, proferida pelo argentino Alan Pauls.

Os encontros, com entrada livre, decorrem sempre às 18h30, no Auditório 2.

ImagemLiberdade guiando o povo (Bathélémy Toguo)

Este é o segundo de três anos do projecto “Próximo Futuro”, que na edição de 2010 começa a 18 de Junho, prolongando-se até Setembro.

O programa pretende cruzar a produção teórica com a criação artística actual de países que, para a organização, vão marcar a cultura no mundo nas próximas décadas.

FotoFotograma de "Black gold" (Mark Francis, Nick Francis)

Os auditórios e o jardim da Fundação vão ser animados com instalações, conferências, música, teatro, dança e cinema, além de actividades concebidas para as famílias e jovens.

 

rm
© SNPC | 17.06.10


 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página