Vemos, ouvimos e lemos
Música

Sete Lágrimas

Na sequência do III Festival de Música Sacra do Baixo Alentejo "Terras sem Sombra", ocorrido em 2007, foi lançado o primeiro CD do grupo Sete Lágrimas, com o título "Lacrimae #1".

O programa, explica-se no livrinho que acompanha o disco, "percorre um período que se estende dos finais do século XVI ao século XVIII. Nele se cruzam várias tradições e estilos musicais (francês, italiano e germânico) e a expressão ritual de vários credos religiosos (Catolicismo e Protestantismo) unidos por fios condutores evidentes ou subtis. O tema das lágrimas como expressão da dor, do sofrimento íntimo ou colectivo da melancolia, da fé ou da intolerância religiosa está implícito em quase todas as épocas no contexto de criação de várias obras musicais ou no seu próprio conteúdo. Por outro lado, a voz que canta (mas também chora) é um elemento primordial intrínseco à própria natureza da música, que é aqui enetendida de forma abrangente, estendendo-se à aspiração que conduziu compositores e intérpretes a tentar igualar a eloquência da voz humana na música instrumental".

O crítico Pedro Boléo, em artigo publicado no Público de 01.06.2007, faz a seguinte apreciação:

"Duas boas notícias: a primeira é a estreia em disco de um projecto musical já com alguns anos de actividade chamado Sete Lágrimas, um grupo que deu os primeiros passos em 2000, ainda com o nome L'Antica Musica. A segunda boa notícia é que, no mesmo gesto, surgiu uma nova editora, a Mu Records.

Este disco é sinal de uma capacidade de iniciativa de jovens músicos (neste caso dois tenores do Coro Gulbenkian) que deve ser saudada. Ainda por cima quando o disco "Lachrimae #1" é resultado de um trabalho musical cuidado, com algumas boas escolhas entre o repertório da música renascentista e barroca. As vozes de Filipe Faria e Sérgio Peixoto seguram com muita sensibilidade as linhas das polifonias de autores anónimos do século XVI e de peças de Giovanni Battista Martini (1706-1784). O conjunto instrumental cumpre bem a sua função, acompanhando as vozes, participando activamente na polifonia ou interpretando Sonatas e Corelli de finais do século XVII. Fica a sensação de que podia ir ainda mais longe na exploração tímbrica dos instrumentos e dar mais energia ao conjunto (mesmo se é um tom melancólico o que se procura em certas peças). Mas o resultado final é, sem dúvida, de muita qualidade".

Propomos para audição integral a sétima das 18 faixas, "Adoramus Te Christe (5:09), de Giovanni Battista Martini.

No «site» da editora poderão ser escutados trechos de 30' de todas as obras.

 

 

Adoramus Te Christe

Adoramus Te Christe
et benedicimus Tibi,
quia per sanctam crucem tuam
redemisti mundum.

 

Publicado em 16.01.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Capa do CD

Lachrimae #1

Compositor
aa. vv.

Editora
Mu Records

Data
2007

Preço
€ 15,00

Interpretação
Sete Lágrimas
(Filipe Faria, tenor;
Sérgio Peixoto, tenor)
Inês Moz Caldas,
Marco Magalhães
flautas de bisel;
Kenneth Frazer,
viola de gamba;
André Barroso, tiorba

Referência
MU-0101

Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada