Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Curso

Secularismo: teoria e prática em diálogo

O Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra realiza a 19 e 20 de novembro o curso “Secularismo: Teoria e Prática do Diálogo”.

«O secularismo é um dos alicerces da autoimagem ideológica da Europa», pelo que a sua noção serve «vários objetivos politicamente relevantes», sublinha o texto de apresentação da iniciativa.

Esta tendência «marca o momento da história europeia em que a Igreja e o Estado se separam institucionalmente; assinala o constante declínio das crenças individuais, o que é, supostamente, um sinal de uma modernização bem sucedida; e descreve o processo de diferenciação que permite a multiplicidade de esferas sociais com os respetivos padrões locais de legitimidade».

«O problema é que, se observarmos a Europa com atenção e a partir do exterior, esta história, na melhor das hipóteses, está incompleta e, na pior, é prejudicial. A imperfeição da narrativa padrão do secularismo torna-se evidente assim que consideramos a diversidade real do mundo da vida das sociedades europeias atuais. A experiência passada dos projetos colonialistas e a atual experiência dos padrões migratórios destroem o pressuposto básico de que as crenças individuais estão permanentemente em declínio.»

O curso apresenta um panorama destas questões, combinando disciplinas que têm o secularismo como objeto de investigação: Teologia, Filosofia, Antropologia e Sociologia.

“Secularização e razão no pensamento do Papa Ratzinger”, “Igreja e Estado: casamentos de conveniência e separações litigiosas”, “Como modificar a estrutura básica?”, “Como podem a neutralidade liberal e o perfeccionismo ser ideais convergentes?”, “Entre Deuses e Césares. Secularização, Laicidade e Religião Civil”, "Europa, Islão, Secularismo: Histórias com Fantasmas" e “Ritos religiosos e ritos seculares” constituem as conferências e debates previstos no programa.

AbdoolKarim Vakil, Angelo Cardita, Clemens Zobel, João Cardoso Rosas, Mathias Thaler, Roberto Merrill, Silas Oliveira e Teresa Toldy são os oradores convidados.

Esta formação avançada prevê igualmente uma mesa redonda com Fernando Catroga (FLUC) sobre o tema de uma das suas mais recentes obras – o secularismo e a república.

As inscrições (público em geral, 50 €; alunos dos doutoramentos e pós-doutorandos do Centro de Estudos Sociais, 35 €) devem ser feitas até 12 de novembro.

 

© SNPC | 01.11.10

Foto
Parlamento e Abadia de Westminster, Londres. Foto: London Aerial
Photo Library/Corbis

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página