Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Espiritualidade

Rituais fúnebres no mundo: Budismo

No centro dos rituais fúnebre budistas está a crença de que enquanto o corpo estiver presente ainda é possível ganhar méritos que beneficiem o falecido, ajudando-o a chegar ao Nirvana, ou pelo menos a reencarnar numa condição mais favorável.

Por essa razão, entre a morte e a cremação (recorde-se que o budismo tem as suas raízes nas tradições indianas, e que o próprio Buda foi cremado), há uma série de rituais, como a recitação de textos sagrados e a doação de esmolas aos monges que vêm presidir às cerimónias, que são indispensáveis.

Imagem

Algumas famílias mais ricas adiam a cremação durante longos períodos para maximizar os méritos alcançados.
Quando é chegada a hora da cremação o corpo é colocado sob uma pira de cimento. Os familiares e amigos colocam a lenha, mas também incenso e velas. As cinzas do falecido poderão depois ser recolhidas e colocadas numa urna.
Tal como no hinduísmo as cremações budistas são cerimónias públicas, ao contrário das cremações que se praticam no ocidente.

Imagem

A grande variedade entre as diferentes correntes budistas reflete-se nos rituais fúnebres também.

Foto

 

Foto

 

 

Filipe d'Avillez
© SNPC | 29.11.10

Foto

 

Ligações e contactos

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página