Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Cinema

Poesia

Mija vive em Gyengii, noroeste da Coreia do Sul, com o neto, de quem dá notícias a uma filha distante.

De menina, tem um sonho: aprender poesia. É essa vontade que a faz levar com um sorriso a simplicidade e a dureza do seu dia a dia: entre o alheamento do rapaz e a exigência física e psicológica do trabalho doméstico que presta a um homem acamado, Mija frequenta aulas de poesia no centro cultural local.

Certo dia, toma conhecimento do suicídio duma colega de escola do neto. Pior que o lamento provocado pela dor imaginada nos pais da rapariga, vem a saber do contributo do neto para o sucedido.

Por mais duro que fosse o seu quotidiano, Mija não está preparada para a dor da incompreensão, do desconhecimento e não identificação com o neto, a quem ama acima de tudo. Como se não bastasse, depara-se com uma doença degenerativa.

Fotograma

Já não é só o que a rodeia que lhe provoca estranheza. Agora, Mija enfrenta também a possibilidade de não se identificar consigo própria.

Mas esta mulher é forte e, por mais ensombrado que seja o seu presente, não desiste de procurar a poesia, certa agora de que esta não existe apenas nas coisas belas da vida. Poesia, via de transcendência e eternidade, que acredita preservar intactas a sua essência e a sua humanidade.

Fotograma

Prémio para Melhor Argumento em Cannes, “Poesia” (“Shi”) é um belo conto que toca notas de filosofia oriental, ao mesmo tempo que aborda temas temporais e intemporais: a forma como novos e velhos lidam com a solidão, consigo próprios e com a sua intimidade; como a sociedade se equivoca apressando-se a compensar situações de crime (apenas) com dinheiro, como se abre ou não espaço à arte, à beleza das coisas, ou, ainda, como tratamos o drama e a dor, buscando neles a pureza da nossa essência, da das coisas e pessoas que nos rodeiam.

Fotograma

Numa recusa muito evidente de soluções simplistas para acontecimentos dramáticos, Lee Chang-Dong, realizador sul-coreano, concebe este belo filme como um alerta, ao arrepio do que mais teme acontecer: morrer a poesia.

"Poesia" está em exibição em Lisboa (cinema Medeia King).

 

 

 

Margarida Ataíde
© SNPC | 08.03.11

Cartaz

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página