Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Cultura e sociedade

Encontro reflete sobre a "A pertinência social da Teologia"

“A pertinência social da Teologia” é o tema de um encontro marcado para 20 e 21 de novembro, no Porto, organizado por três leigos finalistas do mestrado integrado daquela área do saber.

A iniciativa pretende contribuir para a divulgação de uma ciência que, em Portugal, está essencialmente ligada à formação dos padres, procurando igualmente as possibilidades e limites da sua relação com a cultura, artes, tradição e história, entre outras disciplinas.

«Compreende-se que a cultura teológica em Portugal se reduza a um conciso número de pessoas, confinada aos ambientes universitários e sacerdotais, talvez num ou outro meio extraordinário. Por isso mesmo, nestes meios, não são poucos os que afirmam a grande falta de formação teológica existente nas nossas comunidades e sociedade», salienta uma nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura pela organização.

Os quatro painéis do encontro, seguidamente explicitados, partem da «esfera de conforto» do campo teológico-académico, lançando as bases para uma reflexão sobre “a pertinência social da teologia”.

“Possibilidades e limites do estudo da teologia”: A teologia como estudo e investigação nas universidades, nas bibliotecas e nos centros de investigação: como se dá esta relação com as outras ciências? Quais as potencialidades da interdisciplinaridade? Quais os limites que se impõem ao estudo, ao método e aos objetos teológicos? A teologia pode-se inserir atualmente no mapa das ciências humanas tal como as entendemos hoje?

“A pertinência social da teologia”: É viável falarmos hoje de pertinência social da teologia? Estará ela, de facto, sectarizada na esfera do privado e do religioso? Há credibilidade para se investir numa abertura social? Quais as necessidades e quais as consolações? Que procuras e ofertas?

“Teologia e sociedade, interseções”: Que relações, que convívios observamos entre teologia e sociedade? Pode-se falar de uma teologia imersa na sociedade? Tratar-se-á de teologia enquanto tal ou apenas elementos do religioso? Os dilemas humanos, o desenvolvimento social, o comércio e a economia, a criação artística, enfim, a vivência humana em sociedade, são lugar de relação para a teologia?

“A possibilidade de um lugar para uma dinâmica do estudo da teologia”: Que processos, que meios e objetos poderão ser introduzidos ou reforçados na dinâmica da investigação e do estudo teológico de modo a este não se confinar apenas ao diálogo interno de si para si mesmo, mas proporcionar um diálogo com a sociedade, vivendo com ela, contribuindo para a construção de um mundo mais fraterno e humano?

 

Programa

Dia 20 (sábado)

10h00
Abertura

10h30
Possibilidades e limitações do estudo da Teologia
José Carlos Alves, Sérgio Ribeiro Pinto; moderação: Roberto Gil

Almoço

15h00
Pertinência social da Teologia
João Duque, Jorge Teixeira da Cunha; moderação: Cátia Tuna

17h30
Intervalo

18h30
Missa

Jantar

21h00
Teologia e Sociedade: Interseções
Ângelo Cardita, Teresa Toldy, Paulo Oliveira; moderação: Ângelo Cardita

 

Dia 21 (domingo)

10h00
Lugar de uma dinâmica a partir do estudo da Teologia
António Matos Ferreira, Teresa Messias; moderação: Paulo Paiva

11h30
Intervalo

12h00
Encerramento

 

O encontro realiza-se no auditório do Clube Literário do Porto (Rua Nova da Alfândega, 22).

 

© SNPC | 19.11.10

Cartaz

























Citação

 

Ligações e contactos
Inscrições e informações: encontroteologia@gmail.com

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página