Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Teatro

Os Mistérios da Missa

O Teatro do Ourives, um grupo recém-formado cujo nome se inspira na peça de Karol Wojtyla/João Paulo II, apresenta na sua estreia a peça “Os Mistérios da Missa”.

A primeira representação ocorreu no Castelo de Sesimbra, repetindo-se a 2 de Junho no Seminário de S. Paulo (Almada), às 21h30, e a 11 de Junho, no Lavradio, às 21h00 (sempre com entrada livre).

A peça, com a duração de uma hora (sem intervalo), conta com as interpretações de José Nogueira Ramos, José Reis Jorge, Sara Ideias, Carla do Carmo Bulhões, José Sebastião, Bruno Couto e Bruno Moreira.

Sobre o espectáculo, refere o encenador, Júlio Martin da Fonseca:

“‘Religando o que foi com o que será’ (Karol Wojtyla, João Paulo II). Ao reler estas palavras, revemo-nos na presença dialogante entre a tradição cultural e espiritual e o futuro como uma realidade aberta. A viagem anunciada é a de procurar e encontrar na contemporaneidade, para além do imediatismo estéril, a fértil intemporalidade.

A obra de Pedro Calderón de la Barca é um destes casos exemplares. Os seus Autos Sacramentais, coetaneamente representados na rua, em ambiente de festa social, no dia do Corpo de Deus, continuam a potenciar, para além de um género dramático-religioso, uma fonte de participação estética e emocional, aberta a uma constante reelaboração das mundividências pessoais e colectivas, sendo “Os Mistérios da Missa”, uma verdadeira obra-prima de didactismo teatral, que dá a ver a Liturgia como uma Poética de construção de sentidos e de relações.”

 

© SNPC | 30.05.10

Cartaz

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página