Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Cinema

"Ondine", um conto de esperança e redenção

Numa vila piscatória da costa irlandesa, Syracuse é um pescador cuja vida é inteiramente dedicada à faina e à sua filha Annie, confinada a uma cadeira de rodas.

Comportando o pesado fardo da culpa por um passado perdido no álcool, Syracuse, a quem os locais chamam, por troça, “Circus”, sofre o dia-a-dia num silêncio apenas quebrado pelos momentos com Annie e as confissões esporádicas ao padre local.

Um dia, porém, as redes que lança trazem-lhe do fundo do mar uma inesperada surpresa: uma bela mulher, segundo Annie, em tudo semelhante a uma “selkie”: figura marinha do folclore gaélico que temporariamente perde pele e escamas para assumir a figura humana, capacidade transformadora operada pela força do amor.

Fotograma

Renitente primeiro, amedrontado depois pela perspetiva de voltar a amar e ser amado, Syracuse deixa-se render ao encanto da bela Ondine e à fé da sua filha Annie, recuperando aos poucos a esperança de ser e tornar feliz quem o rodeia.

Numa reviravolta final, nem tudo será o que parece, com esta “selkie” de sonho a poder esconder uma realidade bem mais prosaica. Mas, uma vez vencido o medo, não há realidade pior que a descrença na mudança.

Fotograma

Neil Jordan, realizador irlandês de versatilidade expressa nos seus bem diferentes “Mona Lisa”, “Entrevista com o Vampiro”, “O Fim da Aventura” ou “Breakfast in Pluto”, lança redes à sua fantástica tradição gaélica/céltica e pesca uma ideia que cozinha embebida em modernidade.

O resultado é um conto, no mínimo, curioso. Servido por um magnífico trabalho visual, boa fotografia, boa banda sonora, filmagem minimal de uma agreste e pardacenta costa irlandesa, a estrutura e exposição fílmica de um belo argumento sofre algumas escolhas menos consensuais quanto à fluidez narrativa.

Fotograma

Algumas deficiências na edição sonora, sobretudo nos temas cantados por Ondine e alguns diálogos excessivamente palavrosos, como os de Annie, retiram a credibilidade das personagens, a quem qualquer dos atores dá um bom contributo".

Prós e contras pesados, com mais ou menos mitologia mas plena honestidade, Ondine traz-nos uma importante mensagem redentora das profundezas do mar irlandês.

Fotograma

 

 

 

Margarida Ataíde
© SNPC | 02.11.10

Poster

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página