Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Cultura

Noite das Catedrais: menos liturgia, mais cultura

Decorreu este sábado a quarta edição da “Noite das Catedrais”, evento cultural e espiritual em seis espaços maiores do culto católico na Alemanha, França, Bélgica e Luxemburgo.

A catedral de Tréveris, na Alemanha, foi a pioneira nesta iniciativa nocturna, que depois do início da primeira década deste século marca o fim da festa anual da diocese. A ideia de dar a esta “Dom Nacht” uma dimensão transfronteiriça nasceu no Luxemburgo.

Mais precisamente através de Théo Péporté, responsável da comunicação da diocese do grão-ducado. À imagem do que aconteceu com a construção da União Europeia, as adesões têm crescido. Em 2008, o evento juntou a diocese alemã, o Luxemburgo (que este ano assinalou a quarta edição) e Liège, na Bélgica.

O ano passado este círculo alargou-se às catedrais francesas de Metz e Nancy, que em 2010 desistiu à última hora devido a “trabalhos de renovação eléctrica”.

Este ano participaram também Reims e Estrasburgo, ambas em França. “Não fazemos nenhuma publicidade; as dioceses vêm espontaneamente até nós”, refere Théo Péporté, que espera incluir mais tarde mais catedrais.

Cada diocese organiza independentemente a “sua” noite. A excepção do caso de Tréveris – cujo programa só acaba ao amanhecer – os meios são muito simples: no Luxemburgo, por exemplo, o orçamento não chegou aos 800 €.

Os eventos são variados: cantos gospel ou gregorianos, dança, concertos de órgão, de carrilhão ou sonatas, filmes, projecções de imagens, exposições de fotografia, conferências e vigílias.

FotoCatedral de Tréveris

“A ideia é ter menos liturgia e mais cultura, com sequências sucessivas de meia hora”, explica Théo Péporté.

Será que para o ano vai haver alguma catedral portuguesa a candidatar-se a esta noite?

 

Sébastien Maillard
In La Croix
Trad e adapt.: rm
© SNPC (trad.) | 26.04.10

Cartaz

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página