Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

História e património

"Invenire" é a nova revista dos Bens Culturais da Igreja Católica

A “Invenire: Revista de Bens Culturais da Igreja”, nova edição semestral do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, vai ser apresentada esta 4.ª feira em Lisboa.

A única publicação nacional dedicada à informação sobre o património cultural, documental e artístico da Igreja Católica em Portugal apostará na difusão de iniciativas de salvaguarda e intervenções de valorização, bem como na divulgação de estudos inéditos, propostas de interpretação atuais e obras pouco conhecidas do público.

Projetos de grande qualidade, dirigidos por especialistas e consolidados por técnicos habilitados, são cada vez mais uma realidade no universo das dioceses mas esmorecem por falta de divulgação e desconhecimento do público.

Intitulada numa alusão etimológica aos termos “invenção”, “descoberta”, os 1500 exemplares da revista reúnem uma seleção de contributos nas diversas áreas de atuação do sector.

Fotos

O primeiro número, que será lançado às 18h00 no Museu Nacional de Arte Antiga, com apresentação de António Filipe Pimentel, abre com uma secção de investigação, com ensaios de Carlos A. Moreira Azevedo e Nuno Resende, seguindo-se um portfolio sobre Marfins, escolhidos por Carla Alferes Pinto.

A edição apresenta igualmente um conjunto de obras de vários pontos do país, analisadas por diversos especialistas e investigadores nacionais.

O projeto “Rota das Catedrais”, será abordado em caderno temático, no qual se destaca a entrevista ao Secretário de Estado da Cultura, Elísio Summavielle.

Rui Vieira Nery inaugura o espaço de opinião da revista, com o artigo “Salvar o património de música sacra portuguesa”. A fechar, uma seleção de livros e a agenda de eventos.

O preço de venda ao público é de 9 €.

 

SNBCI / SNPC
© SNPC | 04.10.10

Capa

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página