Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Cinema

"Inquietos", de Gus Van Sant

Enoch é um miúdo com o estranho hábito de assistir a enterros de desconhecidos. Num deles conhece Annabel, que se apresenta como voluntária de um serviço hospitalar de crianças com cancro.

É outono, ambos se aproximam e o que, afinal, Annie e Enoch são, verdadeiramente, é duas espécies de viajantes com bilhete, respetivamente, de ida e de volta em relação à morte: Annie sofre de cancro terminal  e Enoch passou pela perda súbita dos pais e um processo de coma que crê ter incluído uma experiência de quase morte.

É nestas duas viagens de sentido inverso que as linhas de ambos se cruzam e os carris se unem para juntos questionarem, viverem e aprenderem sobre a vida e a morte, o apego e o desapego das coisas terrenas, o significado e a significância do que pode estar para além delas, a possibilidade, ou não, da transcendência e do renascimento.  E sempre, sempre, através da relação de amor que entre ambos cresce.

Foto

Inevitavelmente, em “Inquietos” cada um fará o seu próprio luto, passando um a desprender-se da vida que tanto ama e o outro a amar a vida que tanto desprezava.

Gus van Sant, o inquieto realizador que nos desacomoda com temas de exploração raramente consensual, aqui está de novo com um conto de passagem cuidadosamente embrulhado num tranquilo enredo “naïv”, numa bela história de amor eterno jurado entre miúdos. A história, o ambiente, evocam o melhor estilo dos anos 60/70, com a sua mensagem fortemente impressa no poder do amor, sendo especificamente dessa época praticamente toda a simpática banda sonora do filme.

Foto

Normalmente hábil na gestão da sensibilidade das suas personagens, ora em contra ora em justaposição a um ambiente de hostilidade circundante, Van Sant consegue que ultrapassemos um receio inicial de que se tenha esquecido da sua própria juventude, bem como do calor, da força e da densidade necessárias para nos apaixonarmos por estas duas personagens, para nos fazer compreender que esse distanciamento inicial e progressivamente vencido, é, afinal, parte da sua história... mas com o público.

"Inquietos" estreia a 10 de novembro.

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

 

 

Margarida Ataíde
Grupo de Cinema do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura
© SNPC | 08.11.11

Cartaz

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.