Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Lisboa

Igreja do Sagrado Coração de Jesus assinala 40 anos

A Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa, é considerada uma referência no campo da arquitectura, marcando definitivamente uma nova imagem no equipamento religioso, aberto e participado.

O templo assinala a 19 de Junho os 40 anos da dedicação, que ocorreu em 1970.

O aniversário vai ser festejado este Sábado com duas iniciativas de entrada gratuita: às 15h30, o Coro Solemnis executa um concerto de canto gregoriano, seguindo-se o Te Deum, do P. Miguel Carneiro, interpretado pelo Coro do Sagrado Coração de Jesus.

Pelas 18h00, o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, preside à missa.

Desenvolvida em vários níveis, a estrutura arquitectónica concebida pelos arquitectos Nuno Teotónio Pereira e Nuno Portas apresenta uma envolvência centrada no altar, de modo a enfatizar a assembleia dos fiéis nos actos litúrgicos. Através dos materiais usados (betão armado, painéis e blocos pré-fabricados) pretendeu dar-se uma noção de perenidade ao edifício.

Foto© Rui Alexandre Cavaleiro

O projecto foi escolhido em 1962, tendo a primeira pedra sido lançada a 22 de Maio de 1966, com a presença do cardeal patriarca, D. Manuel Gonçalves Cerejeira, e do Ministro das Obras Públicas. É Monumento Nacional e ganhou o Prémio Valmor, distinção atribuída pela Câmara Municipal de Lisboa.

 

© SNPC | Atualizado em 23.01.13

Imagem

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página