Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Poesia

P. Tolentino Mendonça é o único poeta português no Festival Mediterranea

O poeta e diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, P. José Tolentino Mendonça, é o único poeta português presente no “Mediterranea”, Festival Intercontinental da Literatura e da Arte.

O “Mediterranea”, evento anual que se concentra nos meses de junho e julho mas que inclui atividades durante todo o ano, escolheu para a sua sétima edição o tema “Roma ‘pátria comum’”, sublinhando o papel da cidade como espaço histórico e atual de encontro e intercâmbio de culturas, civilizações, etnias e religiões.

Realizando-se na capital italiana e nas regiões circundantes, o festival propõe sessões e espetáculos de poesia, música, dança, teatro, cinema, vídeo, moda e artes visuais.

FotoBob Krist/Corbis

As escolhas dos organizadores dão atenção especial aos povos não ocidentais, minorias étnicas, universo feminino e novas gerações, privilegiando temas como o ambiente, a interculturalidade e a difusão da poesia.

Pelo festival passaram artistas e autores de Itália, Albânia, Bahrein, Bósnia, Brasil, China, Egipto, Filipinas, França, Grécia, Índia, Irão, Iraque, Israel, Kosovo, Líbano, Marrocos, Nigéria, Noruega, Holanda, Palestina, Sérvia, Síria, Somália, Espanha, Tunísia e Turquia.

FotoIgreja de Santa Maria sopra Minerva, Roma (Sylvain Sonnet/Corbis)

O cruzamento das dimensões privilegiadas pelo festival vai ter uma expressão privilegiada no encontro internacional de poesia, que decorre esta 6.ª feira, 16 de julho, em Roma, com a participação de Shahrnush Parsipur (Irão), Latif Al Saadi (Iraque), Mihai Mircea Butcovan (Roménia), Gezim Hajdari (Albânia), Clara Janés (Espanha), Ndjock Ngana (Camarões), Jacqueline Risset (França), Marcia Theóphilo (Brasil), Andrea Di Consoli e Daniela Ripetti Pacchini, além do P. José Tolentino Mendonça.

Os autores vão dizer poesias da sua autoria na língua original, que serão lidos em italiano por artistas convidados pela organização.

 

rm
© SNPC | 15.07.10

Cartaz

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página