Vemos, ouvimos e lemos
Açores

Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres 2008

As festas do Santo Cristo, Ponta Delgada, que este ano se realizam entre 25 a 27 de Abril, foram introduzidas por madre Teresa d´Anunciada e têm por referência a imagem do "Ecce Homo", a quem são atribuídos poderes milagrosos, oferecida às freiras clarissas pelo Papa Paulo III.

A procissão do domingo, dia 27, que percorre desde as 17h00 as ruas da cidade, num percurso de vários quilómetros ornamentado por tapetes de flores, constitui um dos pontos altos das festas do Santo Cristo.

No sábado, durante a manhã, centenas de devotos do Santo Cristo percorrem de joelhos o empedrado do campo de São Francisco, em pagamento de promessas.

Santo Cristo

Essas promessas antecedem a procissão da mudança da imagem do "Ecce Hommo" do coro baixo do Convento da Esperança para a igreja anexa, com os devotos, descalços ou com molhos de círios às costas, a seguirem a imagem.

Este ano, e à semelhança do que tem vindo a ocorrer desde 2000, a imagem do Santo Cristo dos Milagres vai ficar durante a noite na Igreja de São José, um espaço maior para receber os milhares de peregrinos em vigília até à manhã de domingo, altura em que se realiza a missa solene campal, no adro do Santuário.

Igreja iluminada

A imagem do Santo Cristo permanece no Convento durante todo o ano, só saindo à rua no quinto fim-de-semana a seguir à Páscoa.

As festas de 2008 serão pela primeira vez presididas pelo Bispo do Funchal.

Lusa

16.04.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Igreja iluminada
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada