Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Música

Emoção e razão na música litúrgica do Advento

Os hinos e cânticos do Advento contribuem para aprofundar, racional e emocionalmente, o sentido das palavras escolhidas para as celebrações da Igreja Católica durante as quatro semanas antes do Natal.

“A música consegue ir ao encontro destes textos, ajudando-os a alcançar uma maior expressividade, também emotiva”, referiu o padre Pedro Lourenço, do Patriarcado de Lisboa, ao programa Ecclesia na Antena 1.

No entender do responsável pelos conteúdos litúrgicos e musicais lecionados no Seminário de Cristo-Rei (Olivais), “a experiência da liturgia cristã não é apenas racional”, devendo igualmente “tocar-nos naquilo que somos como um todo, concretamente no coração”.

Num tempo marcado pela interioridade, expectativa e esperança cristã, a música ajuda a que “o texto se transforme em oração”, explicou o sacerdote de 37 anos, formado em Liturgia pelo Instituto de Santo Anselmo, de Roma.

A espiritualidade do Advento, tempo litúrgico que se prolonga até 24 de dezembro, é assinalada pela recordação da primeira vinda de Jesus, há dois mil anos, ao mesmo tempo que “nos preparamos para celebrar esse nascimento, na celebração do Natal”, refere o diretor do Coro do Patriarcado.

O Advento caracteriza-se também pela expectativa da vinda definitiva de Cristo: “Não sabemos quando é, nem é isso que nos interessa”, para “não nos marcarmos pelo medo e pela angústia de que Ele vem para julgar todas as coisas, mas para vivermos nesta dimensão de abertura, percebendo que o tempo que vivemos não é definitivo”, notou o sacerdote.

Até 16 de dezembro, os textos proclamados na Liturgia orientam os fiéis para uma atitude de “vigilância”, enquanto que a partir do dia seguinte “ajudam-nos a preparar de modo mais imediato a celebração do Natal”, realçando “a ternura do Menino que nasce para nós”.

É nesta aproximação ao nascimento de Jesus que se enquadram as Antífonas do Ó, inspiradas no “Magnificat”, texto bíblico de ação de graças enunciado por Maria no Evangelho e que é rezado todos os dias na Igreja Católica durante a oração de Vésperas.

O nome destas antífonas, cantadas entre 17 e 23 de dezembro, deve-se ao facto de começarem pela invocação “Ó!”, a que se segue uma palavra definidora de um dos atributos de Jesus – por exemplo, “Ó chefe da Casa de Israel”, “Ó bandeira dos povos”.

O tema do “Ó!” ligou-se à espiritualidade mariana, já que Maria “é a figura que melhor nos ajuda a preparar o Natal porque acolhe o filho de Deus no seu seio”, evidenciou o padre Pedro Lourenço.

Por isso, prosseguiu, a invocação mais tradicional de Maria neste tempo do Advento, sobretudo na Península Ibérica, é “Nossa Senhora do Ó”, designação cuja origem foi erradamente atribuída à forma do ventre materno durante os últimos dias da gravidez.

A certeza, transversal a todo o Advento, de que Cristo “vem continuamente para nos visitar e nós devemos abrir-lhe o coração para o acolher”, é acentuada por dois dos refrães cantados durante este tempo litúrgico: “Descei Senhor Jesus dos altos céus, vinde trazer ao mundo a paz de Deus”; e: “Ó nuvens chovei do alto, e apareça a salvação que Deus nos traz em humano coração”.

“Neste tempo tão marcado pelo frenesim das preparações práticas para o Natal, das compras e até de um certo desgaste por tantas festas e jantares natalícios, é importante que nos resguardemos. E a Liturgia pode ajudar-nos nisso”, salientou o padre Pedro Lourenço.

 

Excelso Criador

This text will be replaced
 

 

In Agência Ecclesia
05.12.10

Capa

Advento
Cânticos para a Liturgia

Música
P. Manuel Luís

Interpretação
Coro do Seminário de
Cristo Rei dos Olivais

Editora
Paulus

Preço
13,00 €










Citação













Citação

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página