Vemos, ouvimos e lemos
Leitura

Olhares recentes sobre São Paulo na Revista "Didaskalia"

“Olhares recentes sobre São Paulo” é o tema proposto pelo mais recente número da “Didaskalia”, revista da Faculdade de Teologia da Universidade Católica, Lisboa.

O primeiro texto, “Da casa á cidade: critérios para compreender a relevância das assembleias paulinas em 1Cor” é da autoria de Carlos Gil Arbiol. O estudo, escrito em castelhano, defende que “a frequência e a intensidade com que Paulo recorre à linguagem afectiva mostram um dos seus modelos típicos de configuração da «'ekklesía» revelam, ao mesmo tempo, um contexto polémico: aquelas assembleias que o apóstolo criou não tinham laços familiares, mas pretendiam ser uma só família e uma só casa, mantendo outras características semelhantes à de uma organização pública. Esta ambiguidade detecta-se bem nos próprios espaços de reunião, que tinham tanto traços privados como públicos. Procuraremos iluminar tal ambiguidade suportados por critérios referentes aos espaços domésticos e á diferença entre privado e público. E veremos, por fim, como estes critérios emergem na Primeira Carta de Paulo aos Coríntios nos dois sentidos: reflectindo a ambiguidade e procurando uma maior dimensão pública e política para a «'ekklesía»”.

Chantal Reynier debruça-se, no segundo artigo, em francês, às “Viagens de Paulo vistas através das deslocações na antiguidade”. Para compreender as condições em que Paulo se deslocava, é necessário confrontar o Livro dos Actos e as cartas de Paulo com o conhecimento que temos do Mundo Antigo (suas instituições, cultura, meios de transporte...); estes trazem ao texto um esclarecimento, muitas vezes inesperado. Há que tomar em conta o contributo da arqueologia, e nomeadamente da arqueologia naval que nos fornece um saber acerca das embarcações, trajectos e portos, bem como das actividades marítimas e comerciais da Bacia do Mediterrâneo, no século Iº da nossa era. É útil, por fim, confrontar as Cartas de Paulo e os Actos com outras Fontes escritas, sejam os romances gregos, latinos ou outros textos da literatura antiga, especialmente as obras de geógrafos, que fornecem um testemunho sobre os itinerários e as condições gerais da mobilidade.”

“A fronteira da evangelização” é o título do terceiro estudo, em italiano, da autoria de Gino Battaglia. “No limiar do terceiro milénio, quando a Igreja Católica repensa os confins da própria responsabilidade, o ano dedicado a São Paulo constitui um desfio a percorrer os cenários nos quais a Igreja é chamada a comunicar o Evangelho. Sobreviverá a Igreja ao segundo milénio de Cristo? O cristianismo – parece – transformar-se-á profundamente. Será cada vez mais popular, negro (ou certamente não-branco em predominância), muito mais sincretista, carismático e, por vezes, sectário. São questões actuais que se vivem na América Latina e na África sub-sahariana. Existe, depois, a grande questão da Ásia, que contém em si mundos muito diversos: o Próximo Oriente com as suas comunidades cristãs, antiquíssimas e em grande sofrimento; a Ásia do Sul ou o Extremo Oriente, onde culturas milenárias e grandes religiões parecem impedir a difusão do cristianismo; a China e a Índia, motores da economia mundial de amanhã. Ainda hoje – como no tempo das primeiríssimas gerações cristãs – o mundo vive na expectativa. As suas rápidas transformações e os seus conflitos colocam questões novas à Igreja.”

Domingos Terra escreve, em português, sobre a “Experiência cristã: especificidade e equívocos”. “A ideia de S. Paulo ‘viver pelo Espírito’, enunciada em Gal 5,25, motiva uma reflexão sobre a singularidade da experiência cristã. Convida a perceber os enganos a que esta está sujeira, na nossa era de sede espiritual. Tal experiência atribui a primazia a Deus, que se dirige ao ser humano no exercício da sua liberdade soberana. Importa ter isto assente, antes de tomar consciência da confusão em que a noção de ‘espiritual’ se vê hoje mergulhada. Aparece a designar realidades, por vezes contraditórias entre si. Assistimos, de facto, a uma nova onda de buscas de sentido, de expressão social e cultural considerável, habitualmente apelidadas de ‘espirituais’. Reclamam-se de carácter religioso, mesmo contendo aspectos que contradizem tal pretensão. Chegam ao ponto de se misturarem com o crer cristão, podendo pervertê-lo com a lógica do ‘saber’ que lhes é própria.”

Continuando em português, Jorge Coutinho propõe “Um São Paulo em chave gnóstico-saudosista: Teixeira de Pascoaes”. “Em 1934, Teixeira de Pascoaes (1877-1952) deu à luz uma biografia de S. Paulo, que teve larga difusão. Nela faz uma interpretação da figura e da obra do Apóstolo como verdadeiro fundador do cristianismo. Este, porém, é por ele interpretado em chave gnóstica, no interior e em dependência da sua poética filosofia da saudade: o Cristo do verdadeiro cristianismo vive (apenas) como personificação mítica do sentimento da queda de Deus no mundo material, em sua reacção positiva de elevação espiritualista ou de esperança. E esta é a via da redenção ou salvação, enquanto que por ele se dá a reintegração do homem e do mundo no divino originário de ambos. Paulo foi aquele que primeiro compreendeu Cristo deste modo e o transformou em objecto de crença para o mundo.

O último texto directamente relacionado com o tema de capa desta “Didaskalia”, Nuno Higino aproxima-se das “Dez quadrículas e um excurso. Sobre os azulejos de Álvaro Siza Vieira na Basílica da Trindade, Fátima”. “‘A primeira cena que Siza desenhou foi a queda de S. Paulo do cavalo: porque gosta d desenhar cavalos e porque o episódio tem quase tudo o que um artista procura: movimento, luz, dramatismo, mistério, ruptura. A mais célebre queda do cavalo da História. Os corpos do cavalo e do cavaleiro fundem-se, no desenho, num corpo único: uma espontânea e frugal distribuição de linhas que mostram o sobressalto do cavalo e escondem o rosto do cavaleiro’. Este texto guarda e segreda, desta forma, a memória de uma conversa com o arquitecto Álvaro Siza Vieira, a propósito dos azulejos colocados na nova Basílica do Santuário de Fátima, com cenas da vida de São Paulo.”

A revista apresenta ainda outros artigos. De Catarina Belo, “Predestinação e responsabilidade humana no Islão medieval: alguns aspectos de um problema clássico”, escrito em inglês; “Falar da criação no Egipto e no Antigo Testamento”, por José Nunes Carreira. “Unção de Betânia (Jo 12, 1-11)”, de Bernardo d’Almeida; “O contributo de N. Cabasilas à espiritualidade litúrgica”, por José Manuel Cordeiro; “Santidade e reforma da Igreja no Concílio Vaticano II”, de Miguel de Salis Amaral; “O acesso a outrem como «si» no seu «aí»”, de António Caeiro; “O ser humano: dimensão ética e direito à dignidade”, de José Pereira de Almeida.

As 286 páginas da revista são concluídas com as “Notas Bibliográficas” e a “Crónica da Faculdade de Teologia”.

Rui Martins

08.07.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Capa

Didaskalia
Revista da Faculdade
de Teologia / Lisboa

Autores
AA. VV.

Editora
Faculdade de Teologia
Universidade Católica Portuguesa

Ano
2008

Preço
€ 15,00

ISSN
0253-1674

Contactos
Correio electrónico
21 721 41 54










Cristo Redentor









Eclipse do sol







Capa de livro










Siza Vieira

Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada