Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Igreja em Portugal

O dia de amanhã está à nossa espera

O Papa passou a primeira noite na Nunciatura, em Lisboa. Após a grande celebração do Terreiro do Paço, um mar de jovens acorreu ainda a saudá-lo, com cânticos, orações e aquela exuberância desarmante. O Papa agradeceu com um sorriso, numa varanda cheia de vento, e mandou todos descansarem porque «o dia de amanhã está à nossa espera». No balanço desta histórica visita, e que excedeu largamente as melhores expectativas, só a segunda parte continua a ser verdade: Bento XVI veio literalmente retirar a Igreja portuguesa do seu descanso.

Em Lisboa, Fátima e Porto a sua mensagem foi certamente aprofundando aspectos diferentes, mas partindo de um núcleo bem identificável: a Igreja tem de redescobrir com entusiasmo a sua vocação e missão. «Temos de vencer a tentação de nos limitarmos ao que ainda temos, ou julgamos ter, de nosso e seguro: seria morrer a prazo, enquanto presença de Igreja no mundo, que aliás só pode ser missionária, no movimento expansivo do Espírito» (Homilia nos Aliados).

Hoje claramente a Igreja portuguesa está numa encruzilhada. Dois números, a título de exemplo, descrevem bem a grandeza e a complexidade da hora presente. Por um lado, a percentagem de católicos portugueses é de 89,9 por cento, enquanto que o número total de praticantes não atinge, segundo o censo de 2001, os dois milhões. Isto quer dizer que há uma energia nova necessária, um espaço de criatividade pastoral e cultural, uma presença dialogante e um serviço evangélico que não se compadece com rotinas e automatismos. No discurso muito franco que o Presidente da Conferência Episcopal, D. Jorge Ortiga, dirigiu a Bento XVI ficou a promessa: «neste contexto e ambiente, os bispos estão empenhados em “repensar” uma pastoral voltada para os novos desafios que a mudança civilizacional nos proporciona. Desejamos caminhar para um novo estilo de vida». E na sua resposta, o Papa escolheu uma metáfora que tinha a ver directamente com os novos movimentos, mas se aplica seguramente, no seu conjunto, ao catolicismo em movimento neste patamar histórico: «num momento de fadiga da Igreja, num momento em que se falava de “inverno da Igreja”, o Espírito Santo cria uma nova primavera». Sem dúvida que o que sentimos estes dias foi um certo ar de primavera. Não deixemos que ela parta.

 

José Tolentino Mendonça
© SNPC | 16.05.10

Foto
Bento XVI em Fátima
Reuters

















Citação

 

Ligações e contactos

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página