Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Cristianismo e cultura

"Conversas cruzadas" e cursos de Bíblia e espiritualidade no Instituto São Tomás de Aquino

«A pregação, a santidade, a fala, os percursos, as “posições-entre”» constituem os objetos de «controvérsia e de debate» do ciclo de encontros do Instituto São Tomás de Aquino (ISTA), intitulado “Conversas cruzadas”.

Depois da conferência “Herberto Helder: entre Deus e o Diabo”, proferida este sábado por Estela Guedes, o programa prossegue a 29 de janeiro com “Falar é fácil, comunicar é difícil”, de José Augusto Mourão, presidente do instituto pertencente à Ordem dos Pregadores (Dominicanos).

«O debate é sadio, a controvérsia alarga o nosso universo de perceções e afetos», escreve José Augusto Mourão no desdobrável de apresentação do ciclo, que decorre das 17h00 às 18h30 e tem entrada livre.

29 de janeiro
Falar é fácil, comunicar é difícil
José Augusto Mourão

5 de fevereiro
Fr. Bonifácio de Jesus, percursos
Ana Cristina da Costa Gomes

19 de fevereiro
A questão da santidade
Mateus Peres

5 de março
A pregação a gentios e cristãos: Tempos, lugares e modos
Bento Domingues

 

Curso de Bíblia

O ISTA propõe igualmente o curso bíblico “O Livro da Sabedoria e os outros livros sapienciais”, orientado por Francolino Gonçalves.

«Os livros sapienciais são a expressão mais clara da sabedoria bíblica, que marcou também, de maneira mais ou menos profunda, outros livros do Antigo Testamento, designadamente alguns livros proféticos e o Saltério», refere o docente da Escola Bíblica de Jerusalém.

«O propósito do curso – explica – é mostrar como a sabedoria é a expressão de um sistema religioso que tem a criação – obra de Iavé / Deus – como fundamento e horizonte, se dirige ao indivíduo e visa proporcionar uma vida feliz a cada um dos seres humanos».

As sessões realizam-se nos dias 15, 22 e 29 de março e 5 e 12 de abril, das 18h30 às 20h00. O preço de inscrição é 25 €.

 

Curso de Espiritualidade

“As místicas das Religiões do Livro” é o tema dos encontros que vão ser dirigidos por Rui Grácio.

«A procura do Sentido Último e da sua “vivência” radical e direta é uma das características das místicas das chamadas “Religiões do Livro”, ou seja, de religiões que têm alguma Escritura Sagrada como referente central da sua vocação e missão», indica o orientador.

O curso vai estudar «três referências, curiosamente hoje de relativa fama: a Kabbalah judaica, o Sufismo islâmico e a figura do Mestre Eckhart do mundo cristão».

Os encontros ocorrem a 28 de abril, 5, 12, 19, e 26 de maio e 2, 9, 16, 23 e 30 de junho, das 18h00 às 20h00. Inscrição: 50 €.

Estas iniciativas realizam-se no Convento de São Domingos de Lisboa (Rua João de Freitas Branco, 12).

 

rm
© SNPC | 16.01.11

Imagem

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página