Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Formação

Aproveitar o Verão para aprofundar a cultura cristã

Os dias grandes de Verão, em particular para quem goza férias neste período, estão a ser cada vez mais aproveitados por instituições da Igreja para oferecer cursos que dificilmente podem ser frequentados noutras alturas do ano.

No Porto, a Universidade Católica propõe formações entre Junho e Setembro (Agosto fica de fora) nas áreas do Direito, Teologia, Economia e Gestão, Música, Som e Imagem, Arte e Restauro, Educação e Psicologia, Biotecnologia, Ciências da Saúde e Informática, entre outras.

No domínio da Teologia, as propostas incluem, por exemplo, Moral, Teologia e Poesia, História da Igreja, Espiritualidade, Bioética e Bíblia.

São 11 formações gratuitas que abarcam o pensamento de autores como S. Paulo, Sophia de Mello Breyner, Teilhard de Chardin, D. António Barroso, Manuel de Arriaga, Sampaio Bruno e Fernando Pessoa, personalidades que na maioria dos casos se distinguiram por fazer a ligação entre Igreja e cultura.

No domínio da Arte e Restauro, estão programadas três sessões dedicadas à história urbana do Porto entre os séculos XIII e XVII, cobrindo o período que começa com as Ordens Mendicantes e termina na Contra-Reforma (20 €).
Alguns dos cursos já encerraram as inscrições.

 

Aveiro

“O livro do Apocalipse num mundo de apocalipses” é o tema da formação orientada pelo P. Júlio Franclim que o Instituto Superior de Ciências Religiosas de Aveiro propõe entre 22 e 24 de Julho.

A iniciativa, que decorre na manhã e tarde dos três dias, inclui conferências, debates e exibição de um filme, terminando com um passeio pela Ria de Aveiro ou uma visita guiada ao museu da cidade.

Com o mesmo figurino, João Duque responde de 29 a 31 de Julho à questão “Cristianismo e Cultura – conflito ou diálogo?”, numa formação que além das conferências e discussões compreende uma sessão de cinema e a análise de uma obra literária.

Os cursos, que se prolongam por 25 horas, foram acreditados como acções de formação para os docentes de Educação Moral e Religiosa Católica.

 

rm
© SNPC | 16.06.10

Imagem



































Imagem

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página