Vemos, ouvimos e lemos
Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes

Alberto Carneiro vence o maior prémio de artes plásticas em Portugal

Alberto Carneiro, artista escolhido para conceber a escultura que a partir da edição de 2007 será concedida aos distinguidos com o Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes, recebeu o maior galardão existente em Portugal na área das artes plásticas.

O Prémio de Artes Casino da Póvoa 2007, entregue a 14 de Dezembro pela Ministra da Cultura, engloba a aquisição de uma obra do artista premiado, a publicação de uma Monografia e a apresentação de uma exposição antológica do autor, no valor total de 30 mil euros.

Não é a primeira vez que Alberto Carneiro recebe um prémio; por exemplo, já em 1968 foi-lhe atribuído o Prémio Nacional de Escultura; talvez por isso é que considera que a distinção não funciona como um estímulo, mas sim como um reconhecimento. Confidenciou que trabalha diariamente no ateliê e não necessita de distinções para o fazer com vontade e com força; no entanto, não esconde o facto de "ter ficado bastante satisfeito com este prémio e interpreto-o como veículo de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido".

Quase em simultâneo foi apresentado o livro "Alberto Carneiro lição de coisas", da autoria de Bernardo Pinto de Almeida, crítico e professor na Faculdade de Belas-Artes do Porto, que narra o percurso do artista e evidencia todo o trabalho desenvolvido daquele que é considerado um dos maiores escultores contemporâneos.

Bernardo Pinto da Almeida confidenciou mesmo que, em sua opinião, Alberto Carneiro integra a lista dos 10 nomes mais importantes das artes plásticas portuguesas, encabeçada por Amado de Souza-Cardoso e António Carneiro.

Revelando que acompanha o trabalho de Carneiro há mais de 20 anos, Pinto de Almeida assume que tem mantido com este "diálogos de cumplicidade", o que, naturalmente, contribuiu para a escrita deste trabalho, que pretende ser "um reflexo de olhares profundos sobre a sua obra".

O autor sublinhou ainda ao JN que na presente edição procurou esquematizar no plano da reflexão estética uma série de importantes questões que a obra do escultor originou. Bernardo Pinto de Almeida acrescentou que este trabalho não é fruto pura e simplesmente de uma escrita sobre a obra, mas corresponde, isso sim, a uma escrita com uma obra.

"O trabalho de Alberto Carneiro não cessa de nos surpreender", assim disse João Fernandes, director do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, a quem coube a apresentação do livro sobre o escultor premiado. Para João Fernandes, o livro que acaba de ser lançado é um trabalho que fazia falta, pois contribuirá para uma revisitação aos projectos e à obra de Alberto Carneiro, que ainda possuiu muitas peças menos conhecidos do grande público.

O trabalho agora editado ajudará - ainda na opinião do director do Museu de Arte Contemporânea de Serralves - a mostrar o modo como Alberto Carneiro abriu portas não só para a arte, mas também através de discursos relevantes que questionam a relação da arte com a natureza e simultaneamente interrogam a relação do homem com o mundo. Nas palavras de João Fernandes, a descoberta da natureza transformou-se para Carneiro num confronto e principalmente num processo de trabalho corajoso que resulta, muitas vezes, em metamorfose. Realçou mesmo o facto de o escultor transfigurar para o espaço dos museus um campo de trigo, uma árvore ou outros cenários rurais que como se sabe estão ligados intimamente ao escultor.

"Nenhum prémio - sublinha João Fernandes - é de mais para reconhecer as portas que o seu trabalho abriu no confronto com o Mundo".

Alberto Carneiro nasceu no Coronado, estudou Escultura na Escola de Belas-Artes do Porto e na Saint Martin's School of Art de Londres.

Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian no Porto e em Londres. Foi professor no Círculo de Artes Plásticas da Universidade de Coimbra, na Escola de Belas-Artes do Porto e na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.

A obra e o pensamento do artista podem ser conhecidos através dos livros "Das Notas para um Diário e Outros Textos - antologia" (2007) e "Alberto Carneiro" (2003), ambos da Assírio & Alvim.

 

Veja imagens dos trabalhos de Alberto Carneiro.
Aguarde alguns instantes até ao carregamento da primeira imagem.

Jornal de Notícias / SNPC

Publicado em 18.12.2007

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Obra de Alberto Carneiro
Sobre o Mar
Parque das Nações, Lisboa






































Obra de Alberto Carneiro Caminhos da floresta
Colecção Berardo







































Obra de Alberto Carneiro Metamorfose de raiz em fruto
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada