Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Vivências cristãs no Norte de Portugal revisitadas pela revista "Humanística e Teologia"

Imagem Capa (det.) | D.R.

Vivências cristãs no Norte de Portugal revisitadas pela revista "Humanística e Teologia"

O dossiê da mais recente edição da revista "Humanística e Teologia", publicada pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (Porto), apresenta um conjunto de ensaios sobre a história das vivências cristãs na área do Porto e do Norte.

«A teologia abeira-se das devoções dos nossos antepassados para entender o modo como conceberam a sua relação a Deus, olha as relações entre católicos e protestantes, e faz uma incursão nos processo inquisitoriais do Nordeste de Portugal, percorre a história e a teologia feitas por mulheres e o problema da determinação da data do natal de Jesus», explica o texto de apresentação, enviado ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

O tema principal do volume começa por ser refletido com um estudo de Helena Osswald ("A geografia das devoções na diocese do Porto ao longo de Setecentos"), prosseguindo com Alexandre Freire Duarte ("A mística e o teologizar feminino: quatro exemplos medievais").

Os estudos de Helena Vilaça ("Dinâmicas identitárias e performances dos protestantes e evangélicos em Portugal"), Jorge Ferreira ("Galegos e castelhanos em Chaves nos séculos XVI e XVII: Contributos para o estudo da atuação da Inquisição") e Nuno Duarte da Silva Queirós ("Sol Iustitiæ: a celebração do Natal numa perspetiva genética") completam o dossiê.

Teologia, poesia e filosofia são algumas das áreas analisadas na segunda parte da revista, que abre com os textos de Adélio Fernando Abreu ("II Concílio do Vaticano — Hermenêuticas e visões historiográficas") e José Pedro Angélico ("Para uma consideração silenciosa da palavra poética").

Conceição Soares discorre sobre "A racionalidade ocidental: entre gregos e cristãos", Diogo Alcoforado propõe a sua perspetiva sobre o livro "Nietzsche. A filosofia de outro Ocidente", de Afonso Rocha, e Ângelo Alves apresenta o último volume das "Obras Completas" de Leonardo Coimbra reunidas pelo Centro de Estudos do Pensamento Português, integrado na Faculdade de Teologia.

O volume termina com a memória do ano letivo de 2014/15 e os espaços dedicados às recensões e aos livros recebidos.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 11.02.2016

 

 

 
Imagem Capa | D.R.
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos