Arqueologia
Vaticano recuperou catacumbas de Priscilla
A Pontifícia Comissão de Arqueologia Sacra, do Vaticano, apresentou esta terça-feira. os resultados obtidos com os trabalhos realizados nos últimos cinco anos nas catacumbas de Priscilla, em Roma. Foram realizadas escavações arqueológicas e restauros para preservar as pinturas, além da reestruturação e reorganização de um dos espaços mais emblemáticos: a basílica onde o papa Silvestre foi sepultado.
A Basílica de S. Silvestre é composta por dois ambientes: um dedicado exclusivamente ao culto, enquanto outro foi usado no passado como depósito de materiais escultóricos antigos encontrados durante as escavações.
Entre estes materiais encontram-se mais de 700 peças de sarcófagos, que foram cuidadosamente restaurados, constituindo testemunhos importantes da escultura funerária da antiguidade.
Este património pode ser consultado na internet (mupris.net), bem como no Google Maps, de onde são originárias a maior parte das imagens que apresentamos.
Foto: Google Maps
As catacumbas são galerias que, na área mediterrânica, serviram outrora de cemitérios, com a colocação dos corpos em aberturas laterais sobrepostas ou em salas mais ou menos alargadas.
As mais célebres são as de Roma, onde foram sepultados mártires e outros cristãos, pelo que se tornaram lugares sagrados que acolhem peregrinações que juntam a espiritualidade à arte, pois nelas se encontram as primeiras expressões pictóricas cristãs.
Foto: Google Maps
Conhecido por "rainha das catacumbas", por causa da quantidade de sepulcros de mártires, julga-se que este cemitério terá sido escavado entre os séculos II e V. As suas galerias têm cerca de 13 km de comprimento, em vários níveis de profundidade.
Priscilla guarda um nicho com aquela que é a mais antiga imagem da Virgem Maria, com o Menino sobre os joelhos, juntos a um profeta que aponta para uma estrela.
Foto: Google Maps
Foto: Google Maps
Foto: Google Maps
Foto: Google Maps
Foto: Google Maps
Foto: Google Maps
Foto: Google Maps
Foto: Google Maps
Foto: Google Maps
Foto: Google Maps
Foto: Google Maps
Virgem Maria e o Menino, com profeta
News.va / SNPC
© SNPC |
19.11.13

Foto: Vaticano







