Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Vaticano recebe exposição do arquiteto Santiago Calatrava

"Santiago Calatrava: As metamorfoses do espaço" é o título da exposição dedicada ao arquiteto espanhol que abre esta quarta-feira num dos braços da colunata da Praça de S. Pedro, no Vaticano.

A mostra promovida pelos Museus do Vaticano e pelo Pontifício Conselho da Cultura, que ficará exposta até 20 de fevereiro, apresenta cerca de 140 obras da variada produção artística do criador, conhecido em Portugal pelo projeto da gare multimodal do Oriente, inaugurada durante a Expo 98, em Lisboa.

A exposição revela modelos arquitetónicos, acompanhados pelos desenhos preparatórios, assim como aguarelas e esculturas, monumentais e de dimensão mais reduzida, em bronze, mármore, alabastro e madeira.

A disposição das obras, pertencentes a códigos artísticos diferentes, ainda que contíguos, propõe ao visitante níveis diversificados na leitura dos volumes arquitetónicos e da visão do espaço e das formas.

O grande modelo da igreja greco-ortodoxa de S. Nicolau, projetada para o "Ground Zero" de Nova Iorque, tem ao seu lado aguarelas com estudos dos mosaicos e das cúpulas de Santa Sofia, em Istambul, o arco desenhado por uma folha de palmeira ou o rosto de Cristo.

Na exposição tomam parte o audacioso projeto da catedral de S. João o Divino, da Igreja Episcopaliana, também em Nova Iorque, cuja grandiosidade contrasta com o modelo da capela de Los Angeles, em forma de cabana, dedicada ao missionário franciscano frei Junípero Serra.

A cabana, primeira igreja da comunidade de franciscanos no sul da Califórnia, serviu de modelo para uma capela imersa do espaço, na água e no ar, que abate qualquer fronteira física entre o espaço sagrado e o coletivo.

Além da arquitetura religiosa, a mostra contempla edifícios como as torres de Malmö e Chicago, a ópera de Tenerife e as pontes de Veneza, Buenos Aires e Jerusalém.

O catálogo, das Edições dos Museus do Vaticano, é introduzido pelo seu diretor, Antonio Paolucci, e conta com textos do cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Antonella Greco, professora catedrática de História, e Micol Forti, responsável pela coleção de arte contemporânea dos Museus do Vaticano.

Calatrava é um dos consultores do Pontifício Conselho para a Cultura.

Aguarela

 

News.va | Com Pontifício Conselho para a Cultura, SNPC
© SNPC | 04.12.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoSantiago Calatrava

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página