Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Vaticano prepara fórum desportivo de alto nível com Comité Olímpico Internacional, federações, jornalistas e líderes religiosos

Imagem

Vaticano prepara fórum desportivo de alto nível com Comité Olímpico Internacional, federações, jornalistas e líderes religiosos

O Vaticano vai acolher entre o fim de setembro e o início de outubro de 2016 um fórum internacional de alto nível com responsáveis de instituições desportivas como o Comité Olímpico Internacional, federações, meios de comunicação social e líderes religiosos, não só católicos.

«O título do fórum será "O desporto ao serviço do homem", para recordar que não é o homem ao serviço do desporto, explicou revelou à Rádio Vaticano o padre espanhol Melchor Sanchez de Toca, subsecretário do Pontifício Conselho da Cultura e responsável pelo setor de desporto daquele organismo.

Aquando da visita do papa à ONU, na última semana, o secretário-geral, Ban Ki-moon, recordou ao papa o encontro, «assegurando a colaboração das Nações Unidas para realizar o Fórum no Vaticano. Como o presidente do Comité Olímpico Internacional, Thomas Bach, que falou diante da Assembleia das Nações Unidas para que o desporto seja introduzido como um dos objetivos sustentáveis da ONU», acrescentou.

«Estamos ainda a trabalhar para juntar as agendas do papa, do secretário-geral da ONU e do presidente do Comité Olímpico Internacional. Um verdadeiro milagre», assinalou o responsável.

Melchor Sanchez de Toca anunciou também que no próximo mês de outubro quatro equipas de cricket inglesas, entre as quais uma da Igreja de Inglaterra, e uma equipa das zonas pobres da periferia de Buenos Aires, participarão num torneio com o Cricket Club São Pedro, em Roma.

Composto por padres, seminaristas e colaboradores que vivem e trabalham no Vaticano, o clube tem como um dos seus objetivos organizar iniciativas «interculturais, inter-religiosos e ecuménicos, bem como beneficentes, através do instrumento do cricket, que é o segundo desporto mais seguido no mundo», declarou.

A equipa do Vaticano contará com jogadores provenientes de países onde o cricket é desporto nacional, como Índia, Paquistão, Bangladesh, Nova Zelândia, Austrália e Inglaterra.

A presença da Igreja no desporto foi um dos assuntos debatidos na reunião dos bispos de Portugal com o Pontifício Conselho da Cultura que decorreu a 7 de setembro, no Vaticano, no contexto da visita "ad limina" do episcopado português.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 29.09.2015 | Atualizado em 15.04.2023

 

 

 
Imagem
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos