Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Vaticano organizou primeiro encontro de padres em missão junto de deputados

O Vaticano organizou esta quinta e sexta-feira, em Roma, o primeiro encontro dos sacerdotes em missão junto de deputados parlamentares, com a presença de 42 capelães de vários países.

"A pastoral dos responsáveis políticos. O acompanhamento espiritual e a promoção do bem comum" foi o tema da iniciativa promovida pelo Pontifício Conselho Justiça e Paz.

O presidente daquele organismo, cardeal Peter Turkson, acentuou a necessidade de «maior compromisso da Igreja em relação aos responsáveis políticos», nomeadamente no campo «intelectual» e «espiritual», revela o jornal do Vaticano.

«É preciso ajudar os políticos cristãos a realizarem um discernimento racional sobre o bem comum; mas ao mesmo tempo é necessário também alimentar a sua esperança e coragem», frisou, citado pelo "L'Osservatore Romano".

Na primeira mesa redonda intervieram o padre francês Frédéric Louzeau, que falou sobre os "princípios, fundamentos, e atualidade da teologia política católica", e José Casanova, que se centrou nas relações entre Estado e Igreja no mundo.

O pensamento de José Casanova vai estar em foco no dia 20 de novembro em Lisboa, numa conferência na Universidade Católica (cf. "Agenda") sobre "religião e espaço público", proferida por Steffen Dix.

A manhã de sexta-feira foi dedicada a testemunhos: P. Patrick Conroy, capelão da Câmara dos Representantes dos EUA, bispo D. Lorenzo Leuzzi, capelão da Câmara dos Deputados em Itália, padre Karl Jüsten, capelão do Parlamento Federal alemão, e P. Peter John Pearson, do Gabinete de Ligação Parlamentar da África do Sul.

Antes do almoço, José Miguel Castillo Calvin, deputado das Cortes de Espanha deu testemunho de «um católico comprometido na política».

Pastoral dos Políticos na Europa, novos modelos de ação dos cristãos, articulação das várias dimensões do bem comum, promoção da Doutrina Social da Igreja e acompanhamento pastoral das pessoas são os temas em análise antes do encerramento do encontro.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 15.11.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoAssembleia da República
Portugal

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página