Vaticano e Moscovo: Música e ecumenismo
A Capela Musical Pontifícia "Sistina", também conhecida como o Coro do Papa, vai cantar em Moscovo nos dias 25, 26 e 27, enquanto que o Coro Sinodal do Patriarcado de Moscovo vai apresentar-se na basílica de S. Pedro, no Vaticano, por ocasião da missa da solenidade dos santos Pedro e Paulo, a 29 de junho.
No primeiro dia, a Capela Musical "Sistina" é acolhida na catedral católica da Imaculada Conceição da Bem-aventurada Virgem Maria, e a 26 o agrupamento junta-se ao Coro do Patriarcado de Moscovo para ensaiar a solene celebração eucarística de S. Pedro e S. Paulo, agendada para junho, revela o serviço de informações da Santa Sé.
Nessa mesma data, à tarde, os dois coros vão interpretar música sacra das tradições ortodoxa e católica no Palácio do Arsenal do Kremlin, concerto organizado pelo Patriarcado de Moscovo.
Por fim, a 27 de maio, a Capela Musical "Sistina" e o Coro Sinodal de Moscovo serão protagonistas, no Conservatório Pietr Tchaikovsky, de um concerto de música sacra em honra do quinto aniversário da tomada de posse do patriarca Cirilo.
A iniciativa integra-se num projeto ecuménico que já contou com a participação do coro anglicano da abadia de Westiminster (Londres), em 2012, e do coro luterano TomanerChor (Leipzig), o ano passado, na celebração de S. Pedro e S. Paulo, no Vaticano.
Rui Jorge Martins
© SNPC |
22.05.14

Capela Musical Pontifícia "Sistina"
Foto: D.R.







