Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Universidade Católica produz documentário sobre ação do padre Telmo Ferraz na Casa do Gaiato

O documentário “Telmo Ferraz: Mibangas e Frutos”, sobre a ação do sacerdote da diocese de Bragança-Miranda ao serviço da Casa do Gaiato, vai ser apresentado a 12 de dezembro, no Porto.

O DVD com 90 minutos, mais 15 de extras, foi realizado por Henrique Manuel Pereira, que também assina a investigação, entrevistas e argumento, numa produção da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (Porto).

Realizado no âmbito das comemorações dos 50 anos da Casa do Gaiato em Angola, o documentário conta com depoimentos de cerca de três dezenas de personalidades, entre familiares, amigos e admiradores.

“Mibangas (sulcos em que se lançam as sementes) e frutos” «revisita a profunda e inesquecível ação de Telmo Ferraz aquando da construção da barragem de Picote, junto dos trabalhadores mais desfavorecidos e doentes (silicóticos)».

O documentário evoca ainda o trabalho pastoral do sacerdote em Angola, «na construção de uma aldeia de leprosos, e na sua condição de Padre da Rua, de modo particular na génese e desenvolvimento Casa do Gaiato de Malanje».

O realizador centra-se igualmente sobre a obra escrita do padre Telmo, desde “Lodo e as Estrelas”, proibido pela polícia política da ditadura, até ao mais recente “Pelo Caminho das Tipóias”.

O documentário foi estreado em Bruçó, Mogadouro, a 18 de agosto, data em que foram lançados os livros “Telmo Ferraz: Uma Vida, Tantas Vidas!” e os dois volumes de “Mibangas e Frutos”, textos do sacerdote em “O Gaiato”, de 1963 a 2013.

A sessão de apresentação decorre às 21h30, na Universidade Católica (polo da Foz, auditório Ilídio Pinho).

 

Voz Portucalense | Com SNPC
20.11.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Padre Telmo FerrazP. Telmo Ferraz

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página