Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Universidade Católica inaugura colóquios "Thinking arts" com "Desafios da Arte Sacra Contemporânea"

Universidade Católica inaugura colóquios "Thinking arts" com "Desafios da Arte Sacra Contemporânea"

Imagem

O Grupo de Filosofia do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica, em Braga, dá início esta quinta-feira a uma série de colóquios abertos ao público, designada "Thinking arts".

O título joga «com a dupla significação da expressão inglesa: Artes Pensantes, e Pensar as Artes», explica uma nota enviada hoje ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

A iniciativa tem como objetivo promover «uma reflexão interdisciplinar sobre questões de fronteira no campo específico das artes, numa intersecção entre agentes e teoria, capaz, ao mesmo tempo, de interpelar a sociedade, daí o seu carácter aberto a todos os interessados».

A primeira sessão, intitulada "Ars Sacra | Ars Humana. Desafios da Arte Sacra Contemporânea", «pretende abordar os reptos da criação artística no âmbito das temáticas religiosas numa sociedade como a atual» e fará «particular referência» à representação da Paixão de Cristo.

Os organizadores sublinham, a propósito do tema do primeiro colóquio, que a «representação da memória do sagrado pode aparecer mais desligada que noutras épocas de referentes religiosos específicos, ao mesmo tempo que parece apelar, precisamente por isso, a instâncias antropologicamente fundantes do ser humano individual e social».

A sessão de 27 de abril tem como convidados o antropólogo, teólogo e compositor Alfredo Teixeira, e o artista multimédia, investigador e produtor Jonathan Saldanha, com moderação de João Manuel Duque, diretor adjunto da Faculdade de Teologia da Universidade Católica.

O primeiro colóquio deste ciclo, que surge «no contexto do fortalecimento da linha de investigação "Racionalidades Estéticas e Ação Humana: Pensamento, Arte(s), Sociedade"», realiza-se às 21h00 na Aula Magna da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais.

O Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos «pretende investigar, numa perspetiva multidisciplinar, as relações entre Pessoa e Sociedade nas suas dimensões filosófica e ética, linguística e comunicacional, cultural e literária, psicológica e educacional», refere a página da instituição.

Além do Grupo de Filosofia, que se apresenta como "Fundamentos, Racionalidades e Sociedade na Contemporaneidade", e que integra diversos projetos, o Centro abrange o Grupo "Memória e Diálogos Literários", que visa «promover estudos críticos literários e culturais, à luz de uma perspetiva intertextual e comparativa, tomando como ponto de partida o legado clássico greco-latino e como ponto de chegada autores portugueses contemporâneos e enquadrando as produções literárias no contínuo da atividade humana».

O Centro integra igualmente o Grupo "Linguagem, Cognição e Sociedade", que pretende investigar estruturas linguísticas do português e do espanhol e discursos dos "media" como manifestações de processos de concetualização socioculturalmente situados, bem como o Grupo "Percursos Desenvolvimentais e Contextos de Vida", cuja finalidade é investigar o desenvolvimento humano como processo multilinear e multidimensional, que permite diversos percursos individuais influenciando ou sendo influenciados pelos contextos de vida.



 

SNPC
Publicado em 24.04.2017 | Atualizado em 15.04.2023

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos