

O Grupo de Filosofia do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica, em Braga, dá início esta quinta-feira a uma série de colóquios abertos ao público, designada "Thinking arts".
O título joga «com a dupla significação da expressão inglesa: Artes Pensantes, e Pensar as Artes», explica uma nota enviada hoje ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.
A iniciativa tem como objetivo promover «uma reflexão interdisciplinar sobre questões de fronteira no campo específico das artes, numa intersecção entre agentes e teoria, capaz, ao mesmo tempo, de interpelar a sociedade, daí o seu carácter aberto a todos os interessados».
A primeira sessão, intitulada "Ars Sacra | Ars Humana. Desafios da Arte Sacra Contemporânea", «pretende abordar os reptos da criação artística no âmbito das temáticas religiosas numa sociedade como a atual» e fará «particular referência» à representação da Paixão de Cristo.
Os organizadores sublinham, a propósito do tema do primeiro colóquio, que a «representação da memória do sagrado pode aparecer mais desligada que noutras épocas de referentes religiosos específicos, ao mesmo tempo que parece apelar, precisamente por isso, a instâncias antropologicamente fundantes do ser humano individual e social».
A sessão de 27 de abril tem como convidados o antropólogo, teólogo e compositor Alfredo Teixeira, e o artista multimédia, investigador e produtor Jonathan Saldanha, com moderação de João Manuel Duque, diretor adjunto da Faculdade de Teologia da Universidade Católica.
O primeiro colóquio deste ciclo, que surge «no contexto do fortalecimento da linha de investigação "Racionalidades Estéticas e Ação Humana: Pensamento, Arte(s), Sociedade"», realiza-se às 21h00 na Aula Magna da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais.
O Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos «pretende investigar, numa perspetiva multidisciplinar, as relações entre Pessoa e Sociedade nas suas dimensões filosófica e ética, linguística e comunicacional, cultural e literária, psicológica e educacional», refere a página da instituição.
Além do Grupo de Filosofia, que se apresenta como "Fundamentos, Racionalidades e Sociedade na Contemporaneidade", e que integra diversos projetos, o Centro abrange o Grupo "Memória e Diálogos Literários", que visa «promover estudos críticos literários e culturais, à luz de uma perspetiva intertextual e comparativa, tomando como ponto de partida o legado clássico greco-latino e como ponto de chegada autores portugueses contemporâneos e enquadrando as produções literárias no contínuo da atividade humana».
O Centro integra igualmente o Grupo "Linguagem, Cognição e Sociedade", que pretende investigar estruturas linguísticas do português e do espanhol e discursos dos "media" como manifestações de processos de concetualização socioculturalmente situados, bem como o Grupo "Percursos Desenvolvimentais e Contextos de Vida", cuja finalidade é investigar o desenvolvimento humano como processo multilinear e multidimensional, que permite diversos percursos individuais influenciando ou sendo influenciados pelos contextos de vida.