Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Universidade Católica inaugura cátedra sobre desporto, ética e transcendência

A Universidade Católica realiza a 12 de março, em Lisboa, o colóquio inaugural da cátedra “Manuel Sérgio – Desporto, Ética e Transcendência”, que contará com a intervenção do secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo.

A cátedra, integrada no Instituto de Estudos de Religião, prossegue as atividades que a Faculdade de Teologia tem vindo a realizar desde 2015 no âmbito da formação e investigação, com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude.

«Para mim, a transcendência diz-nos que o ser humano não é tanto um imitador, mas um criador; e, porque um criador, capaz de superação, de rutura, de abertura ao Absoluto», escreveu Manuel Sérgio em texto publicado no jornal “A Bola”.

Segundo o docente, «o máximo de transcendência esplende, na História, com a Ressurreição de Cristo. Com a Ressurreição, Cristo ultrapassou as hipóteses aterradoras da morte e proclamou que é possível o impossível, ou seja, que o ser humano é bem mais do que o tempo e o espaço e que a vida tem o sentido que uma vida puramente material não poderia dar-lhe». 



No contexto do desporto, «o positivismo e o neopositivismo, que fecham o pensamento na conduta motora, e que fazem da ação um simples reflexo da ordem estabelecida, afastando-a de qualquer projeto qualitativamente novo, serão de questionar e rejeitar



«Se tenho a certeza racional do que venho de escrever? Não, não tenho. Só que, no humano, nem tudo se reduz ao conhecimento racional. O amor é bem mais do que razão», sustenta o professor catedrático aposentado e coautor de 40 livros, entre os quais se inclui a poesia, e inúmeros artigos em revistas.

No contexto do desporto, «o positivismo e o neopositivismo, que fecham o pensamento na conduta motora, e que fazem da ação um simples reflexo da ordem estabelecida, afastando-a de qualquer projeto qualitativamente novo, serão de questionar e rejeitar. O “desporto pelo desporto” e os seus fervorosos defensores não devem ter lugar num desporto de excelência».

O provedor para a Ética no Desporto e antigo deputado considera também que «a transcendência é também um ato de fé de um ser que não é “algo”, mas “alguém” capaz de superar o reflexo do mundo em que vive e criar o movimento do projeto, onde Deus cabe como realidade fundante». 

No encontro, previsto para as 18h00 na Sala de Exposições (edifício da Biblioteca), será assinado um contrato-programa e far-se-á a apresentação de uma nova edição da tese de Manuel Sérgio.

Após a sessão de abertura, com a reitora da Universidade, Isabel Capeloa Gil, e João Paulo Rebelo, realiza-se o painel “Desporto, motricidade e transcendência – Diálogo sobre uma tese”, com a presença do autor da tese e especialistas da área do desporto e da teologia. A participação é livre, mas solicita-se a inscrição pela internet.


 

Rui Jorge Martins
Texto “O desporto e a transcendência” (Manuel Sérgio, “A Bola”)
Imagem: Subin Pumsom/Bigstock.com
Publicado em 05.03.2019

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos