Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Um vazio no coração em forma de Deus

Um vazio no coração em forma de Deus

Imagem

«Há um vazio em forma de Deus no coração de cada pessoa e nunca pode ser preenchido por nada.»

Há algum tempo li com gosto o livro "Breve história do verbo ser", de Andrea Moro. Trata-se, com efeito, do termo que entrelaça na sua conjugação dentro da linguagem humana não só a língua e a lógica, mas também a filosofia, a matemática e até a teologia, dado que o próprio Deus assim se revela a Moisés: «Eu sou aquele que sou» (Êxodo 3, 14).

Na abertura daquele volume o autor colocava a frase fascinante acima transcrita, acrescentando esta precisão: «Citação apócrifa de Pascal». Tal como acontece com Santo Agostinho, um pensador fulgurante, assim também o célebre filósofo e cientista francês não podia não gerar um fluxo de imitadores que lhe atribuíam aforismos ou reflexões inventadas.

É verdade, todavia, que é própria de Pascal a exaltação das «razões do coração que a razão não conhece». Aqui, no entanto, introduz-se uma etapa posterior: o coração humano tem um tal abismo de profundidade que só pode ser preenchido por Deus, isto é, do Infinito e do Eterno.

Em vão a pessoa procura preencher esta espécie de buraco da alma com as coisas, com os prazeres, com as distrações. Mas estas realidades só podem, no máximo, aplacar o estômago e os sentidos; nunca conseguem nem sequer aliviar a atração que aquela ausência exerce, tornando-nos sempre em tensão e insatisfeitos. O próprio desejo humano, que é insaciável, é o testemunho deste vazio que anseia que nada, exceto Deus, consegue colmatar.



 

Card. Gianfranco Ravasi
Presidente do Conselho Pontifício da Cultura
In "Avvenire"
Trad.: SNPC
Publicado em 29.04.2017 | Atualizado em 15.04.2023

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos