A Teologia visual da Beleza
Arquitectura

Igreja do Sagrado Coração de Jesus, Lisboa

A igreja do Sagrado Coração de Jesus (Arq.ºs. Nuno Teotónio Pereira e Nuno Portas, Lisboa) constituiu-se como uma referência para as gerações futuras, marcando definitivamente uma nova imagem no equipamento religioso, aberto e participado. Desenvolvida em vários níveis, a estrutura arquitectónica apresenta uma envolvência centrada no altar, de modo a "enfatizar a assembleia dos fiéis nos actos litúrgicos". Através dos materiais usados (betão armado, painéis e blocos pré-fabricados) dá-se uma noção de perenidade ao edifício.

Nuno Teotónio Pereira, nascido em Lisboa (1922), foi presidente do Movimento de Renovação da Arte Religiosa (M.R.A.R.), nascido no Outuno de 1952, quando um pequeno grupo de arquitectos recém-diplomados e alguns estudantes da Escola de Belas Artes de Lisboa fizeram as primeiras reuniões, reagindo contra a utilização de modelos tradicionalistas e ao estilo neomedievalista que vingava nas novas áreas urbanas de Lisboa e Porto.

Participaram neste movimento alguns dos mais destacados arquitectos e artistas plásticos em Portugal, como o próprio Nuno Teotónio Pereira, João de Almeida, Diogo Pimentel, Nuno Portas, Luís Cunha, Erich Corsepius, Madalena Cabral, Formosinho Sanchez, Manuel Costa Cabral, Eduardo Nery, Jorge Vieira, entre outros.

O projecto foi escolhido em 1962, tendo a primeira pedra sido lançada a 22 de Maio de 1966, com a presença do Cardeal Patriarca, D. Manuel Gonçalves Cerejeira, e do Ministro das Obras Públicas, Arantes de Oliveira. A igreja foi dedicada em 19 de Junho de 1970, tendo sido aberta ao culto dois dias mais tarde. Em 1975 foi-lhe atribuído o Prémio Valmor. É Monumento Nacional desde 2006.

 

Veja as fotos da Igreja do Sagrado Coração de Jesus
Depois de clicar, aguarde pelo carregamento das imagens

Esta Lisboa que eu amo | Monumentos

Fotografia: rm

© SNPC (fotos) | 31.07.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Exterior da igreja




















Interior da igreja
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada