Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Cinema

Tabu

Três anos depois de estrear “Aquele querido mês de agosto”, o realizador português Miguel Gomes conquistou o público e a crítica além fronteiras com o seu mais recente “Tabu”, que chega esta quinta-feira ao circuito comercial nacional.

“Tabu” é uma composição cinematográfica que desafia o tempo, combinando de forma extraordinária um registo clássico que muitos aproximam de Murnau, sobretudo no silêncio e no jogo de contrastes que o próprio realizador não desmente, e um olhar contemporâneo sobre a relação portuguesa, não política mas afetiva, com África.

Foi mesmo o seu caráter inovador que o levou ao prémio Alfred Bauer, além do Fipresci (imprensa cinematográfica internacional) na mais recente edição da Berlinale, Festival de Cinema de Berlim.

Foto

O filme traz-nos reminiscências de demandas como a de Serpa Pinto, que percorreu a África portuguesa de costa a costa a pedido do rei, na mesma época que Ivens e Capelo, mas muito mais só. Por essa mesma razão se entregou o explorador e representante do rei não só ao registo científico e geográfico de que era incumbido, juntamente com a defesa da recente abolição da escravatura, mas igualmente à reflexão, fundamental para a progressiva ligação que estreita com as gentes imensas com que se cruza. 

Foto

Mas isto é apenas o princípio.

Aqui, há duas partes: o “paraíso perdido”, centrado na velhice e morte de Aurora; e a incursão ao “paraíso”, narrado, que foi a sua vida.

Há uma história de vida mas importam sobretudo os afetos que ainda hoje ligam um sem número de portugueses a Moçambique: do que tem de mais exótico e surpreendente, louco e aventureiro, alimentando sonhos e medos, ao mais concreto, real e quotidiano.

Foto

Há passado e há presente, há juventude e idade avançada, há amizades e desconfianças. Há a relação colonial que foi em diálogo com a ideia presente do que terá sido.

Por detrás, a memória. O morno sibilar de acácias rubras, o tórrido calor da gente e das paisagens, o único e raríssimo som do silêncio... evocações que são, afinal, o que nunca tem nacionalidade e no entanto definem, verdadeiramente, a pátria e identidade de cada um de nós.

 

 

 

Margarida Ataíde
Grupo de Cinema do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura
© SNPC | 02.04.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Cartaz

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.