Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Fotografia

Steve McCurry, o fotógrafo da fragilidade humana

O jornal do Vaticano, L’Osservatore Romano, elogia a obra do fotógrafo Steve McCurry, a propósito de uma exposição que decorre até 29 de abril no Museu de Arte Contemporânea de Roma.

«Steve McCurry, premiado várias vezes com o World Press Photo, que se pode considerar como uma espécie de Nobel da fotografia, escolheu narrar o ser humano. E fá-lo trabalhando a sua fraqueza e não a sua força, mostrando-nos uma humanidade consciente desta sua fragilidade, que se torna um marco de dignidade», refere o artigo assinado por Gaetano Vallini.

Por isso o fotojornalista norte-americano nascido em 1950 foca a sua objetiva na «aceitação da incerteza da vida, com as suas fadigas, as suas alegrias, as suas dores, as suas alegrias, as suas esperanças fechadas num horizonte que por vezes não vai além do quotidiano».

As pessoas que retrata «pertencem àquela parte do mundo que não participa no banquete dos grandes, que vivem do suor do duro trabalho de todos os dias, que têm de contar com a insensibilidade daqueles que detêm riqueza e poder e com a imprevisibilidade da natureza».

FotoÍndia

McCurry, o fotógrafo da rapariga afegã de olhos verdes, revela «um mundo que nos é longínquo mas ao qual não podemos ser indiferentes, porque com as suas fotos coloca sérios questionamentos sobre o nosso modo de ser e de viver», acrescenta o crítico.

FotoÍndia

«Se alguém quisesse encontrar uma chave para interpretar o fascinante itinerário entre pessoas e culturas apresentado nesta exposição, poderia dizer que esta é uma viagem pela história humana, dado que as fotografias consideram todo o ciclo da vida, do nascimento à morte.»

FotoMyanmar

As imagens que apresentamos, extraídas do site de McCurry, centram-se no tema da fé religiosa.

FotoTibete

 

FotoEUA

 

FotoEUA

 

FotoBósnia-Herzegovina

 

FotoMyanmar

 

FotoAfeganistão

 

FotoJapão

 

FotoEUA

 

FotoÍndia

 

FotoAfeganistão

 

FotoÍndia

 

FotoItália

 

FotoChina

 

FotoEUA

 

FotoCambodja

 

FotoKuwait

 

FotoEUA

 

FotoMyanmar

 

FotoAfeganistão

 

FotoTibete

 

FotoEUA

 

FotoÍndia

 

FotoTibete

 

FotoÍndia

 

FotoTibete

 

FotoFrança

 

FotoEUA

 

FotoAfeganistão

 

FotoPaquistão

 

FotoTurquia

 

FotoIrlanda

 

FotoMyanmar

 

FotoÁfrica do Sul

 

FotoÍndia

 

Fotografias: Steve McCurry
18.01.12

Foto

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.