Paisagens
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Música e ecumenismo

"Sinfonia Eucarística" em Jerusalém reúne 12 tradições culturais e litúrgicas cristãs

Jerusalém acolhe este sábado a “Sinfonia Eucarística”, concerto para que foram convidados responsáveis da Igreja Católica latina e das várias comunidades cristãs da Cidade Santa.

O espetáculo ao ar livre realiza-se no jardim do Getsémani, onde de acordo com a narrativa bíblica Jesus rezou sofridamente antes de ser preso e conduzido à morte.

A estreia da “Sinfonia Eucarística”, marcada para as 18h00 locais (16h00 em Lisboa), vai ser transmitida em direto por vários canais de televisão para diversos países, prevendo-se a sua gravação para posterior edição de um DVD.

A obra escrita sob encomenda do presidente do Conservatório de Música de Milão, Arnoldo Mondadori, foi composta pelo italiano Armando Pierucci, organista titular da basílica do Santo Sepulcro em Jerusalém para a Igreja Católica romana.

A peça vai ser interpretada pelo Coro e Orquestra Duni do Conservatório de Música de Matera, em Itália, dirigida pelo maestro Carmina Catenazzo, com o barítono Carlo Rotunno.

Foto

A composição inspira-se em trechos litúrgicos habitualmente cantados durante a liturgia eucarística de doze tradições musicais cristãs de Jerusalém, com os doze respetivos movimentos, e uma introdução sobre um tema hebraico.

Recorrendo a antigas peças orientais que deixaram de ser usadas no Ocidente, a obra não só é única em termos musicais como também pelo simbolismo, ao juntar, em sinfonia, a beleza e a harmonia das tradições cristãs.

A imagem da sinfonia é frequentemente usada pelo presidente do Conselho Pontifício da Cultura, o cardeal italiano Gianfranco Ravasi, ao referir-se ao objetivo do Átrio dos Gentios, plataforma que pretende juntar num só espaço as diferentes perspetivas quanto à crença ou descrença em Deus.

Foto

A obra estimula a comunhão cristã através da arte da música ao convidar todos os cristãos a tornarem-se mais conscientes da tradição litúrgica da Igreja, reflexo da sua história e identidade cultural, ao mesmo tempo que os estimula a descobrir a multiplicidade das tradições das outras comunidades..

As peças originais serão inicialmente interpretadas “a capella” por doze representantes eclesiais, para respeitar e valorizar a sua origem, antes que a orquestra e o coro executem a sinfonia inspirada por essas obras.

O “12” é um dos números mais simbólicos da Bíblia: Jesus teve 12 apóstolos, na continuidade de tradições do judaísmo de que o Antigo Testamento testemunha, como é o caso das tribos de Israel.

Foto

O projeto é promovido pela fundação italiana liderada por Arnoldo Mondadori "Casa do Espírito e das Artes" , pelo Conservatório de Música de Matera e pela associação da Oração Extraordinária de Todas as Igrejas para a Reconciliação, Unidade e paz, começando por Jerusalém, entidade com sede na Suíça.

Na terça-feira, 25 de setembro, um concerto laico centrado no tema da liberdade religiosa decorrerá na sede europeia da ONU, em Genebra, um dos mais importantes centros de diplomacia multicultural do mundo.

A iniciativa é organizada pela fundação suíça Caritas in Veritate, ligada ao obervador permanente da Santa Sé nas Nações Unidas, bem como pelo Vaticano, Grécia, Líbano, Arménia, Roménia, Marrocos, Palestina e Malta.

Foto

Estão previstos outros concertos abertos ao público a 26 e 29 de setembro, respetivamente na catedral de Milão e em Matera, a “Jerusalém Ocidental. Ambas as cidades do norte de Itália são herdeiras das tradições orientais e ocidentais da Igreja. 

 

La Stampa / SNPC
© SNPC | 22.09.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página