Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Exposição: 7 mil milhões de outros

Exposição: 7 mil milhões de outros

Imagem

«Quem são, como vivem, o que sonham, o que têm a dizer os 7 mil milhões de habitantes do planeta? O que os une e os separa? Uma exposição que é o retrato vivo da humanidade dos nossos dias.»

Criada em 2003 pelo jornalista francês Yann Arthus-Bertand, a exposição em vídeo "7 mil milhões de outros", patente no Museu da Eletricidade, em Lisboa, até 8 de fevereiro, reúne testemunhos de mais de seis pessoas de 84 países, incluindo Portugal.

«Ao entrar em "7 mil milhões de Outros" somos convidados a fazer uma viagem à volta do mundo e ficamos a conhecer os medos, os sonhos, os problemas e esperanças de gente tão diferente e distante como um pescador brasileiro, um sapateiro chinês, um artista alemão ou um empresário afegão», refere a nota de apresentação da mostra.

Os depoimentos respondem a 45 perguntas, iguais para todos, sobre 30 temas universais, como o sentido da vida, família, amor, morte, perdão, clima, natureza, sonhos de infância.

Os testemunhos, apresentados em vídeos legendados em português, apresentam várias horas de gravação com o objetivo de «encontrar o que nos separa, mas sobretudo o que nos une».

«Hoje, temos à nossa disposição ferramentas extraordinárias para a comunicação: podemos ver tudo, saber tudo. A quantidade de informação em circulação nunca foi tão grande. Tudo isto é muito positivo. O irónico é que, ao mesmo tempo, continuamos a saber muito pouco sobre os nossos vizinhos», sublinha Yann Arthus-Bertand.

O Museu da Eletricidade apresenta também um conjunto de conversas sobre as questões colocadas na exposição. A próxima, a 10 de janeiro, às 16h00, é dedicada ao tema "Se Deus viesse à Terra", com o padre José Luís Borga, Esther Mucznik, Ricardo Mendes Ribeiro e Nilton. A moderação é de Joaquim Franco.

O ciclo termina na véspera do encerramento da exposição, a 7 de fevereiro, também às 16h00, com o tema "Os portugueses", em que intervêm António Barreto, Pilar del Rio, Eduardo Lourenço, Fernando Pinto, José Gil, Catarina Portas, Fernando Dacosta e Tiago Pereira, com moderação de Catarina Furtado.



Exposição - resumo





Portugueses - resumo





Histórias de amor





Felicidade





Sentido da vida





Família





Desafios da vida





Perdoar



 

Rui Jorge Martins
Vídeos: Exposição "7 mil milhões de outros"
Publicado em 01.01.2015 | Atualizado em 15.04.2023

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos