Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Leitura

Sete histórias da Bíblia no Dia Internacional do Livro Infantil

No Dia Internacional do Livro Infantil, que se assinala esta segunda-feira, 2 de abril, o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura apresenta sete narrativas do livro “Histórias escolhidas da Bíblia”, composto por trechos selecionados pelo padre José Tolentino Mendonça, e as sete ilustrações correspondentes, da autoria de Ilda David'.

 

A história dos primeiros dias do mundo

E Deus disse: Haja luminárias no estendimento do céu, para fazer separação entre o dia e a noite; a luminária grande, para senhorear o dia, e a luminária pequena, para senhorear a noite; e as estrelas. E foi tarde, e a manhã, o dia quarto.

E Deus disse: Produzam as águas abundantemente seres viventes: e voem as águas sobre o estendimento do céu. E Deus criou grandes baleias, e todas as aves. E foi a tarde, e a manhã, o dia quinto.

E Deus disse: Façamos o Ser Humano à nossa imagem, conforme a nossa semelhança, e apascentem os peixes do mar, e as aves do céu, e todo o animal que se move sobre a terra. E Deus criou o Ser Humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou: Homem e Mulher os criou.

E havendo Deus acabado no sétimo dia sua obra, repousou ao sétimo dia de toda a sua obra.

Imagem

 

A história de uma amizade

Nos dias em que os juíuzes julgavam, houve fome na terra: pelo que um varão de Belém de Judá se foi a peregrinar aos campos de Moab, ele e sua mulher, e seus dois filhos: os quais tomaram para si mulheres Moabitas; e era o nome de uma Orpa, e o nome da outra Rute: e ficaram-se ali quase dez anos.

Vindo a morrer o marido e os filhos, a mulher, de nome Noemi, disse às suas duas noras: Tornai cada uma à casa de vossa mãe, pois já não tenho filhos que vos fossem por maridos.

Orpa beijou a sua sogra e deixou-a; Rute, porém, se apegou a ela. E suplicou: Não me resistas, para que te deixe, e me afaste de ti; que aonde quer que tu fores, irei, e aonde quer que a noite passares, a passarei; Teu povo é meu povo, e teu Deus é meu Deus.

Vendo a sogra que Rute de todo estava resolvida, deixou de lhe falar mais nisto.

Assim ambas se foram, até que chegaram a Belém.

Imagem

 

A história do sonho de Salomão

Apareceu o Senhor a Salomão de noite, em sonhos, e disse-lhe: Pede o que quiseres que te dê.

E Salomão respondeu: Ó Senhor Deus meu, tu fazes-me reinar depois de David meu pai: e sou ainda pequeno em meio de teu povo, povo grande, qu enem se pode contar. A teu servo dá, pois, um coração sábio e prudente.

Pareceu bem aos olhos do Senhor que Salomão pedisse esta coisa.

E disse-lhe Deus: Porquanto pediste esta coisa, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos: eis que te dou um coração tão sábio e entendido, que antes de ti teu igual não houve, e depois de ti teu igual se não levantará.

E também até o que não pediste te darei, assim riquezas, como glória: que não haja teu igual entre os reis.

E acordou Salomão, e era um sonho.

Imagem

 

Um provérbio em forma de história

Estas quatro são as mais pequenas criaturas da terra:
porém bem providas de sabedoria.
As formigas no verão preparam sua comida.
Os coelhos põem sua casa no rochedo.
Os gafanhotos não têm rei e, contudo, em bandos se repartem.
A aranha está nos palácios dos Reis.

Imagem

 

A história de Jesus com as crianças

Então traziam-lhe as crianças, para que colocasse as mãos sobre elas, e as abençoasse. Mas os Discípulos afastavam-nas.

Jesus, porém, dizia: Deixai os pequeninos, e não os impeçais de vir a mim; porque dos que são como eles é o Reino dos céus.

Imagem

 

A história da entrada de Jesus em Jerusalém

Quando chegaram perto de Jerusalém, Jesus disse a dois dos seus Discípulos: Ide à aldeia e nela entrando, achareis um jumento, sobre o qual nenhum homem ainda se sentou; soltai-o e trazei-o. E se alguém vos disser: Por que fazeis isso? Dizei que o Senhor precisa dele, e logo o mandará para cá.

E trouxeram o jumento a Jesus, e lançaram sobre ele suas vestes, e Jesus sentou-se sobre ele. E muitos estendiam seus mantos pelo caminho, e outros cortavam ramos das árvores, e espalhavam-nos. E os que iam diante, e os que vinham atrás clamavam, dizendo: Hossana, bendito o que vem em Nome do Senhor. Hossana nas alturas.

Imagem

 

Uma história junto à cruz

Estavam junto à cruz de Jesus, sua mãe, e a irmã de sua mãe e Maria Madalena.

E vendo Jesus sua mãe, e o Discípulo a quem amava, que ali estava, disse à sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao Discípulo: Eis aí tua mãe.

Imagem

 

In Histórias escolhidas da Bíblia, ed. Assírio & Alvim
© SNPC | 02.04.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Cartaz

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.