Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Seminário sobre "O padre na literatura contemporânea" mostra que sacerdotes continuam a despertar curiosidade e debate

Seminário sobre "O padre na literatura contemporânea" mostra que sacerdotes continuam a despertar curiosidade e debate

Imagem Fotograma de "La messa è finita" (Nanni Moretti) | D.R.

Os escritores Leonor Xavier, João Tordo, Pedro Mexia e José Tolentino Mendonça vão participar no seminário sobre "O padre na literatura contemporânea", que a Universidade Católica acolhe a 30 de maio, em Lisboa.

«A literatura contemporânea mostra que a figura do padre, mesmo com todos os cambiantes de perceção, continua a suscitar curiosidade, debate e pensamento», assinala a nota introdutória da iniciativa organizada pelo Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião (CITER).

Mesmo sendo, «porventura, menos consensualizada que em outras épocas e, certamente, menos icónica no interior das dinâmicas sociais e de poder», a sua representação não atravessou «incólume as mutações e dilemas da modernidade».

Essa permanência «permite desconstruir a redução da figura do padre a um "habitus", imune ao tempo ou à história, iluminando a sua existência sob ângulos novos», assinalam os organizadores.

«A literatura dá-nos a ouvir uma figura tradicionalmente associada à produção discursiva, mas que raramente ouvimos no discurso de si», sublinha o CITER.

O encontro, com entrada livre, começa às 14h30 com "Tracejados e trajetória: a explicação de um começo" (José Tolentino Mendonça, Mendo Ataíde).

O historiador Sérgio Pinto fala, às 14h45, do padre «nas transformações do Portugal contemporâneo), e pelas 15h15 Pedro Mexia responde à pergunta: "O que traz a figura do padre à literatura?".

"Falar de um padre é falar de quê?" é o tema da mesa redonda que às 15h45 junta João Tordo e Leonor Xavier, seguindo-se, às 16h45, um painel sobre o padre na literatura em vários autores portugueses.

Vergílio Ferreira e José Luís Peixoto (por Alexandre Moura), A.M. Pires Cabral (João Ramalho), Mário Ventura e Nuno Camarneiro (Mendo Ataíde), Domingos Monteiro (Daniel Mateus), João de Melo (António Ribeiro de Matos), Nuno Bragança e António Alçada Batista (Tiago Roque), Gonçalo M. Tavares e Armando Silva Carvalho (Tiago Esteves) são os escritores analisados.

O Seminário termina com a conferência "Linhas de rumo para uma teoliterária", por José Tolentino Mendonça, a partir das 17h30.



 

SNPC
Publicado em 24.05.2017

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos