Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Evocação

Seminário reflete sobre a relação de João de Deus com a Bíblia

O seminário “Espiritualidade, Cultura e Pedagogia em João de Deus”, que se realiza este sábado na terra natal do autor algarvio, São Bartolomeu de Messines, vai analisar a relação do poeta com a Bíblia.

Na primeira intervenção do encontro, que decorre no Anfiteatro Francisco Vargas Mogo, o padre António Martins, secretário da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, reflete sobre a influência da espiritualidade bíblica na poesia de João de Deus (1830-1896).

O painel, que começa às 11h00, inclui as intervenções de António Carlos Carvalho (“João de Deus e a Palavra Bíblica”), Carlos Aurélio (“O Portugal de João de Deus e a Espanha de João da Cruz”) e Elisabete Francisco (“Seria Deus um Artista? Um breve olhar sobre o misticismo na poesia de João de Deus”).

A jornada prossegue às 14h30 com Pedro Martins (“João de Deus e Teixeira de Pascoaes”), Maria Leonor Xavier (“João de Deus e Raul Xavier: o Poeta e o Escultor”) e Luís Paixão (“João de Deus e António Telmo”).

O painel final, marcado para as 16h30, conta com a participação de António Ponces de Carvalho (“João de Deus e a didática da ‘Cartilha Maternal’”), Manuel Ferreira Patrício (“Apontamentos sobre João de Deus Pedagogo”) e José Carlos Seabra Pereira e Renato Epifânio (“João de Deus n’‘A Águia’ e na ‘Nova Águia’”).

Na sessão de encerramento, prevista para as 18h30, Maurícia Teles da Silva dá “Voz à Poesia de João de Deus”.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 13.04.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoJoão de Deus

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página