Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Seminário Maior de Coimbra pede ajuda para recuperar livros do século XVI

É «uma biblioteca única» composta por nove mil volumes de 1507 a 1800, incluindo cerca de duas centenas do século XVI: deste último conjunto, há exemplares em «elevado estado de degradação» que o Seminário Maior de Coimbra pede ajuda para restaurar.

A instituição pede a generosidade de mecenas institucionais e individuais para reunir 50 mil euros: «Com este dinheiro criamos um posto de trabalho qualificado durante um ano e recuperamos livros que são património da humanidade e da nossa identidade coletiva».

A par deste projeto para a Biblioteca Velha, o Seminário Maior prossegue as obras de renovação do edifício, orçamentadas em cinco milhões de euros, para as quais a diocese apela igualmente à partilha financeira.

Estes pedidos de ajuda não têm impedido a comunidade que celebra missa no seminário de, desde março, mês em que se começaram a sentir os efeitos da pandemia, partilhar com outras instituições as ofertas entregues em cada último domingo do mês.

Até setembro foram recolhidos mais de 7700 euros, que foram mensalmente entregues ao grupo de voluntários ligados ao Estabelecimento Prisional de Coimbra, projeto ligado à promoção de mulheres vítimas de tráfico e exploração na prostituição e iniciativa relativa à cozinha económica.

A Cáritas Diocesana de Coimbra, que apoia famílias em situação de carência económica pontual, a instituição ATLAS, de suporte a famílias carenciadas, o auxílio à recuperação das vidas de pessoas afetadas pelas explosões em Beirute, e o Fundo Solidário do Instituto Universitário Justiça e Paz, que socorre estudantes carenciados do ensino superior, foram os restantes organismos beneficiados com esta partilha.


 

Rui Jorge Martins
Fonte: Seminário Maior de Coimbra
Imagem: Biblioteca Velha | © Seminário Maior de Coimbra
Publicado em 28.10.2020

 

Donativos: Caixa Geral Depósitos - PT 50 0035 0255 0005 9801 132 31 (descrição: «livros sec XVI»).

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos