Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Património e cultura

RTP estreou série documental sobre museus portugueses

A RTP-2 estreou este domingo, 8 de janeiro, um conjunto de 13 documentários intitulado “Um dia no museu”. Além das obras de identidade cristã incluídas em algumas das instituições visitadas, a série dedica um dos episódios a um museu católico, o de Arte Sacra do Funchal.

Os documentários, transmitidos semanalmente aos domingos a partir das 19h30, começaram com o Museu Nacional do Azulejo, prosseguindo com o Museu de Arte e Arqueologia do Vale do Coa, Museu de Serralves, Museu Calouste Gulbenkian - Centro de Arte Moderna, Museu de Arte Sacra do Funchal, Museu Nacional Soares dos Reis, Museu Nacional de Etnologia, Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea, Museu Berardo (Museu de Arte Contemporânea de Elvas), Casa das Histórias Paula Rego e Museu Arpad Szénes-Vieira da Silva, Museu de Grão Vasco e Museu Nacional de Arte Antiga.

Em cada programa serão entrevistadas personalidades ligadas ao mundo da arte com o objetivo de dar a conhecer as diferentes «mais valias artísticas» existentes em cada museu.

«“Um dia no museu” é um convite para conhecer as coleções, as obras essenciais, as exposições temporárias, os jardins, as bibliotecas; mas também os ateliês de conservação, as novas aquisições, as reservas, os trabalhos de pesquisa, as estratégias de valorização de conteúdos, a orientação da programação, as equipas, os colaboradores e outros espaços nos bastidores», refere a RTP no seu site.

A cada museu vai ser associado «um tema-chave através do qual serão abordadas a sua identidade, a sua história, o seu conteúdo e as suas vivências».

 

© SNPC | 08.01.12

Imagem

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página