Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

“Rezar com arte” reúne cultura, património e espiritualidade

Imagem Igreja de Santo André, Barreiro | © Paróquia de Santo André

“Rezar com arte” reúne cultura, património e espiritualidade

A Comissão Diocesana de Arte Sacra e a Pastoral Juvenil da diocese de Setúbal retomam esta sexta-feira o ciclo “Rezar com arte”, juntando na mesma iniciativa a espiritualidade cristã e o património artístico e cultural.

«Serão sete noites de oração em que a Arte, nas suas diferentes expressões, ajudar-nos-á a rezar as Bem-aventuranças», refere uma nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

O programa, com entrada livre e início marcado para as 21h30, propõe sessões em sete igrejas da diocese de Setúbal, começando na de Santo André, no Barreiro, no dia 27, sob o tema “Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos céus”.

“Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados” é a meditação proposta para a igreja de S. Lourenço, em Azeitão, a 18 de dezembro, e no dia 22 de janeiro, na igreja de Nossa Senhora do Livramento, na Sobreda, o tema é “Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra”.

O projeto continua com “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados” (igreja do Beato Scalabrini, Amora, 11 de março) e “Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia” (igreja de Nossa Senhora da Conceição, Seixal, 8 de abril).

A 6 de maio, na igreja dos Pastorinhos, no Montijo, os participantes rezarão com “Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus / Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus”.

“Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus / Bem-aventurados sereis quando vos insultarem, vos perseguirem e, mentindo, disserem toda a espécie de calúnias contra vós” (capela de Nossa Senhora dos Anjos, Ordem Terceira, Setúbal, 17 de junho) conclui o ciclo.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 24.11.2015

 

 

 
Imagem Igreja de Santo André, Barreiro | © Paróquia de Santo André
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos