

Capa | D.R.
A mais recente edição da Revista Portuguesa de Filosofia (RPF) é dedicada à investigação sobre o papel que perceções e conceitos desempenham na constituição do acesso ao mundo e, consequentemente, do conhecimento sobre ele adquirido.
«O foco temático deste número consiste, assim, na reflexão acerca do estatuto próprio das perceções, dos conceitos e das relações – internas ou externas - que subsistem entre eles», explica a sinopse do volume, enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.
Os primeiros nove artigos abordam o tema historicamente, através de uma análise crítica em diversos filósofos alemães clássicos, como Leibniz, Kant, Maimon, Herder, Fichte, Schelling, Hegel e Feuerbach.
O segundo conjunto de nove textos apresenta abordagens sistemáticas sobre o tema, «estabelecendo diálogos com diversos filósofos contemporâneos, tanto analíticos quanto continentais».
Fundada em 1945, a Revista é uma publicação trimestral da Axioma – Publicações da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa (Braga).
Assumindo a inspiração cristã, a RPF «tem por missão a publicação de artigos inéditos de reconhecido mérito, aceitando textos de qualquer horizonte de pensamento, em qualquer área da filosofia, escritos nas principais línguas europeias».