Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Investigação

Revista "Lusitania Sacra" revela resistências e acatamentos à república

«A república: resistências e acatamento a nível local» constitui o tema do dossiê do mais recente número da revista “Lusitania Sacra”, editada pelo Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa.

Da apresentação: «O dossiê temático deste tomo, de título A República: resistências e acatamento a nível local, publica artigos resultantes de comunicações apresentadas a uma das secções temáticas do Congresso Internacional de História “Religião, Sociedade e Estado: 100 Anos de Separação” realizado em Lisboa, na Universidade Católica Portuguesa, de 13 a 16 de abril de 2011. Este congresso foi a iniciativa de maior destaque entre aquelas que o Centro de Estudos de História Religiosa promoveu no âmbito das suas atividades de investigação e de debate público em torno da problemática religiosa no contexto do final da Monarquia Constitucional e da implantação do regime republicano e, num sentido mais lato, sobre os processos de desconfessionalização dos Estados modernos ocidentais e as diversas modalidades de separação. Nestes textos agora publicados, se um dos artigos versa sobre o impacto a nível diocesano da Separação em França (1905), o paradigma é associado ao que ocorreu em Portugal em 1911, os demais revelam-nos o caso português a partir de diversos prismas e contextos: locais (dioceses de Algarve, Lamego e Leiria), grupos sociais (hierarquia católica, clero local e populações) e instâncias de ação (imprensa e debate político e legislativo).

Foto Procissão do Corpo de Deus, 1908. O rei D. Manuel II, o Infante D. Afonso e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa pegam nas varas do pálio

Entre os artigos que se seguem a este dossiê temático são explorados três casos representativos da diversidade de ações de natureza formativa e evangelizadora da Igreja Católica na época contemporânea: as tentativas de Manuel Domingo y Sol para estender a Portugal a presença da Fraternidade dos Padres Operários Diocesanos, destinada à formação do clero; as missões populares nas comunidades paroquiais em Portugal; e a introdução do culto a Nossa Senhora da Fátima no México, entre 1946 e 1957. Publicam-se também dois estudos em torno do património da Igreja Católica, concretamente: o processo de inventariação e arrecadação das livrarias e dos cartórios dos mosteiros e conventos femininos extintos após a legislação publicada na terceira década do séc. XIX; e as circunstâncias e os agentes que estiveram na génese do Inventário Artístico do Patriarcado de Lisboa.

FotoAclamação da República junto à Câmara Municipal de Lisboa, outubro 1910

Nas notas de investigação há a registar uma sequência de três textos centrados no pensamento ou na ação de caráter religioso de personalidades que, diversamente, são significativos pela natureza do percurso individual e pela influência cultural e social que desempenharam: Frédéric Ozanam, Teixeira de Pascoaes e Manuel Laranjeira. Assinala-se, nesta secção, um outro contributo respeitante ao lugar do religioso como dimensão simbólica no comemorativismo nacional enquanto problemática identitária.

Este tomo da revista inclui, como vem sendo hábito, uma secção de Crónica, uma de Recensões e outra ainda de Bibliografia.»

 

© SNPC | 01.03.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.