Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Leitura

Retalhos da vida de um padre

A editora “Verso de Kapa” lança a 28 de março nas livrarias a obra “Retalhos da vida de um padre”, da autoria do religioso dominicano José Filipe Rodrigues (n. 1975), volume prefaciado pelo patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

«Na vida de um padre passam muitas pessoas e muitas histórias. E, nós, padres, também passamos na vida de muitas pessoas. Gosto de lembrar histórias. Muitas ficaram na memória, outras, naturalmente, acabam por se perder e algumas registei, aqui neste livro, fosse para não me esquecer fosse para as partilhar.

Este livro é, então, um livro de crónicas e de memórias. As histórias do padre e as histórias dos outros que o padre acompanha. A minha única pretensão com a publicação deste livro é a da partilha. As histórias da minha vida ou a minha vida em histórias. A narração é simples, como simples é a vida – assim a vejo –, por muito complicada que às vezes nos pareça. Algumas vezes o que vivi acabou numa oração, noutras o que vi fez-me entrar na vida das outras pessoas, e outras ainda, o que senti, fez-me levar a histórias que não são minhas mas que fazem parte de mim.

A este livro dei o nome de “Retalhos da Vida de um Padre porque mais não é que isso mesmo: episódios quotidianos, de encontro com pessoas para partilhar a fé, convicções, problemas, alegrias, e muitos outros temas que a vida contém», escreve o autor, ordenado padre há 10 anos, e que, entre outras missões, é capelão do Externato Marista e do Hospital da Luz, bem como colaborador na paróquia do Campo Grande, instituições localizadas em Lisboa.

Escreve D. Manuel Clemente: «Saúdo (…) os libertadores “retalhos” que Frei Filipe nos oferece, em apontamentos ágeis que resumem dias, meses, alguns anos. Da nossa parte, a vida só pode ser isso mesmo, apontada. Porque o “livro da vida” só Deus o tem e nos revelará por fim.

Saúdo o exercício de liberdade que são as respostas que vai dando às solicitações dos outros, sobretudo daqueles em quem o Outro mais nos chama: os doentes, os pequenos, os que buscam. Partilha connosco o caminho de muitos, a verdadeira estrada real onde cabemos tantos. (...) Obrigado, Frei Filipe. E que a vida te “retalhe”, para seres “como Deus quiser”!»

A obra vai ser apresentada a 3 de abril, no Convento dos Dominicanos, em Lisboa (R. João de Freitas Branco, 12), às 18h00, pelo frei Pedro Fernandes, provincial (responsável nacional) da Ordem dos Pregadores.

 

© SNPC | 24.03.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

Capa

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página