Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Religiosas e padres detidos por se manifestarem contra políticas anti-imigração nos EUA

Uma religiosa de 90 anos está entre as cerca de 70 pessoas detidas esta quinta-feira na capital federal dos EUA, durante um protesto contra as políticas anti-imigração da administração Trump.

Pat Murphy deslocou-se de Chicago até Washington, com um grupo da sua congregação, as Irmãs da Misericórdia, juntando-se a outras religiosas, padres e leigos católicos.

A religiosa qualifica de «imoral» as circunstâncias que se vivem nos centros de detenção de imigrantes: «Estas pessoas são irmãos e irmãs, e fazem parte da família humana», vincou, acrescentando que o que está a acontecer na fronteira com o México «é uma situação abominável».

Os imigrantes «são punidos porque o sistema de imigração não funciona, não existe», declarou a religiosa, que entrou na congregação há 71 anos.

Os manifestantes entraram no edifício Russell, onde mais de 30 senadores têm gabinetes, rezaram o terço e depois foram detidos, acusados de bloquear um espaço público, naquela que foi denominada a Jornada Católica de Ação pelas Crianças Imigradas.

Alguns participantes mostraram cartazes com crianças mortas desde 2018 quando estavam sobre custódia federal, enquanto que outros se estenderam no pavimento, formando com os seus corpos uma cruz.

«Estamos aqui porque o tratamento que os migrantes estão a receber é completamente incompatível e contrário à mensagem de Jesus Cristo e da Igreja católica», afirmou um jovem estudante jesuíta, William Critchley-Menor.

Centenas de pessoas aderiram a esta ação promovida por mais de 15 organizações católicas, juntando-se em protesto no exterior do Capitólio, onde se reúne o senado e a câmara dos representantes dos EUA.


Imagem Marlena Sloss/The Washington Post | D.R.

 

Rui Jorge Martins
Fontes: Avvenire, The Washington Post
Imagem: Lapresse | D.R.
Publicado em 19.07.2019

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos