Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Refundador da humanidade

Para colher da melhor maneira os textos sagrados que a tradição cristã nos fará de novo ler ao longo desta que é a mais santa das semanas, é importante ter presente que foram escritos quando Jesus era totalmente insignificante para o mundo e para a cultura.

Nós, hoje, interpretamos estas narrações a partir da referencialidade histórica que Jesus adquiriu nestes dois mil anos.

Ora, quando os discípulos começaram a narrar o destino de Jesus, com o desejo de lhe preservar a memória e de a compreender melhor, ninguém, exceto eles próprios, lhe atribuía a mínima importância.

Em nenhum canto do vasto Império Romano Jesus gozava de qualquer consideração, nem era recordado ou de alguma forma estava presente. As vidas narradas por Plutarco ou por qualquer outro cronista secundário eram infinitamente maiores do que a sua vida esquecida.

Os seus próprios seguidores não tinham a certeza de que aquela existência pudesse interessar alguém para lá do círculo de pessoas que tinham vivido a sua morte, num misto de naufrágio e de esperança irredutível. Mas aquilo que era insignificante para o mundo, tinha adquirido para eles um significado incalculável.

Na aventura histórica a que a comunidade dos crentes estava a dar início, Jesus emergia com clareza crescente como decisivo motor de sentido e protagonista de uma beleza capaz de refundar a nossa humanidade. É esta a boa notícia que a presente semana nos desafia a (re)descobrir.



Imagem "Rainbow painting (I)" | Norman Adams | Tate Gallery, Londres, Reino Unido | D.R.

 

D. José Tolentino Mendonça
In Avvenire
Trad.: Rui Jorge Martins
Imagem: "Rainbow painting (I)" (det.) | Norman Adams | Tate Gallery, Londres, Reino Unido | D.R.
Publicado em 16.04.2019

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos