Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Rão Kyao interpreta temas litúrgicos e populares em "Sopro de vida - Maria"

Imagem Capa do CD (det.) | D.R.

Rão Kyao interpreta temas litúrgicos e populares em "Sopro de vida - Maria"

«É uma simples flauta de bambu com um órgão, mas espero passar uma mensagem de fé e de esperança, de amor e caridade, através do som»: é com estas palavras, citadas pela Renascença, que Rão Kyao apresenta o seu novo disco.

A flauta de bambu, acompanhada ao órgão por Renato Silva Júnior, interpreta 21 temas litúrgicos e populares marianos no disco "Sopro de vida - Maria", apresentado este sábado no Seminário de Almada, diocese de Setúbal que colabora na produção.

O compositor que começou a interessar-se por gravar música litúrgica quando participava no coro da paróquia da Parede, concelho de Cascais, considera que todos os temas do CD «são de grande beleza devocional e melódica», e afirmou esperar «ter-lhes dado justiça».

«Os temas selecionados contêm obras de grandes autores consagrados do nosso país e vários temas de origem popular que nos tocaram pela sua simplicidade, profundidade devocional e riqueza melódica», escreve Rão Kyao no livrinho que acompanha o disco.

Para Rão Kyao, a música «ajuda a aproximar de Deus», constituindo «talvez o melhor veículo para revelar o que é misterioso».

O primeiro disco do projeto "Sopro de vida", com subtítulo "Ao ritmo da liturgia", foi lançado em 2011, por ocasião da celebração dos 75 anos do Seminário de Almada.

Na faixa de origens populares que apresentamos para audição, "Quão bela és, Mãe Imaculada", evocativa da solenidade celebrada a 8 de dezembro, canta-se na primeira estrofe: «Quão bela és ó Mãe Imaculada!/ Vestes de Sol antes que a luz desponte./ Calcas aos pés a Lua enamorada,/ Estrelas mil coroam tua fronte».



 

Rui Jorge Martins
Publicado em 15.12.2014 | Atualizado em 17.04.2023

 

 

 
Imagem Capa do CD | D.R.
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos