Projecto cultural
Secularismo e Igreja

Bento XVI recebeu a assembleia plenária do Conselho Pontifício da Cultura

Bento XVI recebeu no último sábado (9 de Março) em audiência no Vaticano os participantes na assembleia plenária do Conselho Pontifício para a Cultura, que durante três dias debateram o tema "A Igreja e o desafio da secularização".

Uma questão, que, como hoje salientou o Papa, é fundamental para o futuro da humanidade e da Igreja.
“Hoje, mais do que nunca a abertura recíproca entre as culturas é um terreno privilegiado para o diálogo entre os homens e mulheres empenhados na procura de um humanismo autêntico, para além das divergências que os separam.

A secularização, que se apresenta nas culturas como delineamento do mundo e da humanidade sem referencia á Transcendência, invade todos os aspectos da vida quotidiana e desenvolve uma mentalidade na qual Deus está de facto ausente, em tudo ou em parte, da existência e da consciência humana."

Esta secularização – disse depois Bento XVI – não é apenas uma ameaça externa para os crentes, mas manifesta-se já desde há tempos no seio da própria Igreja. Desnatura a partir de dentro e em profundidade a fé cristã, e por conseguinte, o estilo de vida e o comportamento quotidiano dos crentes. Eles vivem no mundo e muitas vezes são mesmo condicionados pela cultura da imagem que impõe modelos e impulsos contraditórios, na negação pratica de Deus: já não existe necessidade de Deus, de pensar n’Ele e de voltar a Ele. Além disso, a mentalidade hedonista e consumista predominante favorece, tanto nos fiéis como nos pastores, uma deriva para a superficialidade e um egocentrismo que prejudica a vida eclesial

No seu discurso o Papa constatou que a “morte de Deus” anunciada nos decénios passados por muitos intelectuais, cede o lugar a um culto estéril do individuo, e que neste contexto cultural existe o perigo de se cair numa atrofia espiritual e num vazio do coração, caracterizados às vezes por formas sucedâneas de pertença religiosa e de vago espiritualismo.

E salientou a este propósito: ”é quanto mais urgente reagir a semelhante deriva mediante a chamada dos valores elevados da existência, que dão sentido á vida e podem apagar a inquietação do coração humano, á procura da felicidade: a dignidade da pessoa humana e a sua liberdade, a igualdade entre todos os homens, o sentido da vida e da morte e daquilo que nos espera depois da conclusão da existência terrena."

Bento XVI concluiu o seu discurso aos participantes na assembleia plenária do Conselho Pontifício para a Cultura exortando sobretudo os pastores do rebanho de Deus a uma missão incansável e generosa para enfrentar, no terreno do diálogo e do encontro com as culturas, do anúncio do Evangelho e do testemunho, o preocupante fenómeno da secularização, que enfraquece a pessoa e lhe cria obstáculos no seu desejo inato de Verdade inteira. Possam assim os discípulos de Cristo…. continuar a anunciá-lO no coração das culturas, porque Ele é a luz que ilumina a razão, o homem e o mundo.

Rádio Vaticano | SNPC

10.03.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Bento XVI
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada