Projecto cultural
Encontro em África

Bento XVI pede ao Conselho Pontifício da Cultura novos modos de apresentar o Evangelho

Em mensagem dirigida aos Bispos Africanos responsáveis pela Pastoral da Cultura, o Papa pediu que se encontrem maneiras novas e eficazes de apresentar a verdade imutável do Evangelho, em particular o valor da alegria da vida, o respeito pela criança ainda não-nascida, o importante papel da família e o profundo sentido de comunhão e solidariedade presentes nas culturas africanas.

Os prelados participam num congresso organizado pelo Conselho Pontifício da Cultura sobre o tema: “Perspectivas pastorais para a nova evangelização no contexto da globalização e seus efeitos nas culturas africanas”.

Depois da mensagem do Papa foi lida a intervenção do Arcebispo D. Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício da Cultura, intitulada “Os desafios culturais do secularismo propagados através da globalização”. Entre estes desafios o arcebispo citou “o esquecimento do bem comum, os comportamentos sociais guiados por lógicas mercantilistas, a destruição dos modelos de vida transmitidos pela família, a escola e a paróquia, a exaltação do individualismo”.

“Hoje os homens estão cada vez mais convencidos da inutilidade de combater Deus, como faziam os ateístas militantes, porque basta saber que Deus está reduzido à impotência, excluído do nosso mundo. Criou-se deste modo uma atmosfera de indiferença, característica da actual cidade secularizada, que não vive mais contra Deus, mas simplesmente sem Deus”, observou o prelado. “Neste contexto a Igreja vê diante de seus olhos o poder corrente da globalização, que carrega consigo um certo número de contravalores em detrimento das pessoas e da comunidade humanas.”

Os mais pobres, observou o Arcebispo, são os mais expostos aos perigos de uma globalização mal-entendida, que leva à “destruição dos valores ligados às tradições culturais ancestrais, à desestabilização das consciências e à perda das raízes culturais de gerações inteiras, mergulhadas numa espiral que as leva da pobreza à miséria”. Mas é precisamente num contexto de secularização globalizada que a Igreja pode descobrir como fazer ressurgir “o humanismo cristão” e “propor de novo os grandes desafios morais”, com “a Palavra de Deus capaz de fecundar os desertos da indiferença e da superficialidade”.

 

Artigo relacionado:

Conselho Pontifício da Cultura reúne em África

Zenit | Rádio Vaticano | rm

25.07.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Imagem
























Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada