Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Vaticano

Programa da homenagem dos artistas a Bento XVI pelos 60 anos de ordenação sacerdotal

O programa da homenagem dos artistas a Bento XVI pelo 60.º aniversário da sua ordenação sacerdotal, que decorre a 4 de julho no Vaticano, vai ser composto por três momentos.

O papa vai chegar pelas 11h00 locais (menos uma em Portugal continental) à sala Paulo VI, onde apenas será permitido o acesso aos artistas convidados, entre os quais o padre José Tolentino Mendonça, que apresentará um poema.

A sessão inicia-se com a audição de “Vater unser”, obra do compositor estónio Arvo Pärt, seguindo-se a saudação do presidente do Conselho Pontifício da Cultura, o cardeal italiano Gianfranco Ravasi.

Depois da alocução do prelado, Bento XVI profere um discurso, a que se segue a exibição de uma curta-metragem do realizador, produtor e argumentista italiano Pupi Avati.

A sessão encerra-se com a visita do papa à exposição, denominada “O Esplendor da Verdade, a Beleza da Caridade”, com os autores dispostos diante dos seus trabalhos para os apresentarem a Bento XVI.

Pelas 12h30 são abertas as portas da mostra aos jornalistas, que poderão trocar impressões com os artistas que permanecerem no local.

A “inauguração pública” da exposição, marcada para as 17h30, prevê uma saudação de Gianfranco Ravasi e do diretor dos Museus do Vaticano, António Paolucci, que se dirigirão aos presentes, entre os quais se incluem autoridades eclesiásticas e diplomáticas, além de convidados dos artistas.

O padre José Tolentino Mendonça, poeta e biblista, dirige o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, organismo da Igreja Católica integrado na Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, presidida por D. Manuel Clemente, bispo do Porto.

 

Rui Martins
© SNPC | 27.06.11

Foto
Bento XVI na celebração
do Corpo de Deus
Basílica de S. João de Latrão, Roma, 23.6.2011
AP Photo

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página